TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Onda.

Por:   •  27/4/2016  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o filme A Onda

A história retratada no filme se desenrola a partir  de uma aula de autocrácia, onde são discutidas diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. Autócracia seria, poder ou governo por si próprio, uma forma de governo autoritário onde um ou um grupo restringe o poder em suas mãos numa espécie de absolutismo.

Os alunos eram desprovidos de disciplina e autoridade, e não tinham orientação em suas vidas, nem ideais pelos quais lutar. Condições ideais para que o movimento adquirisse proporções fora do normal. Sendo assim, o professor não reconhece o momento de parar, torna-se cego, pois fica animado demais pelo efeito de seu projeto.

O filme diz muito a respeito do fenômeno da psicologia em massas de Freud, como já estudado em Teorias da comunicação, mostrando como as pessoas quando querem se tornar parte de um grupo são influenciadas muito fácil,  abortando a capacidade de pensar por si próprias.

Todos que não fazem parte do grupo (A Onda), são excluidos e ignorados.

De maneira muito clara e competente é mostrado a força de um perigo de um movimento, nos permitindo refletir o quanto as massas podem ser manipuladas quando um discurso é bem elaborado.

Qualquer ser humano busca uma necessidade de estar em um grupo e, tal como os animais, procura nesse grupo uma figura de liderança. Nós somos componentes de muitos grupos, seja este um grupo de amigos de trabalho, de infância, de faculdade, que possuem hobbies similares, temos um time de futebol, fazemos parte de grupos em redes sociais, etc.

Essa carência de socialização, quando acrescentado um grande líder, pode se tornar uma aliança poderosa que pode mudar o mundo tanto para o bem como para o mal, como exemplo podemos citar, Nelson Mandela (para o bem) e Adolf Hitler (para o mal), dois grandes líderes da história que movimentaram grandes multidões por sua causa.

O professor, mesmo sem perceber, criou uma sociedade fechada, segura, unida e que modificou as pessoas, como numa sociedade atual, mas conservou o regime fascista de antigamente.

Nos dias atuais, o fascismo se apresenta de maneiras mais imperceptíveis, onde não é necessário  homens de uniformes andando pelas ruas. Ele é a capacidade de discutir sobre os problemas presentes na sociedade e da habilidade de conviver com as diferenças. As pessoas tem mais ódio, aumenta os linchamentos públicos e cresce o apoio a práticas justiceiras e tortura.

Mesmo hoje no mundo em que vivemos, vemos intolerância, discursos de ódio e cada vez mais se torna possivel fazer uma manipulação de massas de modo a criar uma ditadura, de modo a criar um nazismo, um fascismo, como já aconteceu no mundo.

Aluno: Leôncio Ferreira Santos

Curso: Publicidade e Propaganda - 3º Período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com