Fontes históricas nativas
Por: marciolliver • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 859 Palavras (4 Páginas) • 420 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
Carlos Alexandre da Silva Lima
RA 1107492
Marcel Adriano Pazinati
RA 1107974
Márcia Andreia Viana de Moura Oliveira
RA 1108988
Trabalho em grupo:
Fontes históricas pré-hispânicas figurativas ou de leitura ampla
Outubro/2015
Introdução
Alguns dos maiores conjuntos de representações figurativas produzidos por populações nativas americanas, tanto na época pré-hispânica quanto colonial, procedem da Mesoamérica e dos Andes.
Neste trabalho, pretendemos agrupar alguns registros nativos mesoamericanos e andinos. São pinturas murais, esculturas, relevos em pedra, barro ou gesso e cerâmicas produzidos em tempos pré-hispânicos que tratam centralmente de representar visões do passado e que para isso se servem de critérios e convenções mais abertos de codificação de significados do que os empregados nos sistemas de escrita.
1 Fontes históricas pré-hispânicas figurativas ou de leitura ampla
- Andinas
As pinturas sobre cerâmica apresentam, por um lado, sucessões de cenas que constituem alguns episódios considerados potencialmente históricos, como os membros das elites dirigentes empreendendo batalhas, conquistas ou uma sequência de atividades político cerimoniais.
[pic 1]
Figura 1: Cerâmica Mochica
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vasija_mochica_noble_(M._Am%C3%A9rica_Inv.1424)_01.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.
[pic 2]
Figura 2: Cerâmica Mochica
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moche_vessel,_Museo_de_Am%C3%A9rica_2.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.
A cerâmica mochica, produzida na costa norte do Peru, entre o início da era cristã e 800 d.C. Tal caráter é construído por meio de representações pictórias de cenas compostas por personagens, objetos e ações que repetem parcialmente em outras configurações ao longo da narrativa visual.
Podemos ver a representação de guerreiros. Existem também estatuetas que parecem ser reis e nobres.
[pic 3]
Figura 3: Cerâmica Mochica
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HuacoRetratoMuseoLarco.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.
[pic 4]
Figura 4: Cerâmica Mochica
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ceramica_mochica_con_guerrero.JPG?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.
[pic 5]
Figura 5: Cerâmica Mochica
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ara%C3%B1amuseolarco.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.
É um trabalho maravilhoso. São consideradas as melhores de toda a história do Peru pré-colombiano. As formas eram variadas e distinguia-se a cerâmica utilitária simples da cerimonial e funerária.
Importante salientar a diferença de estilos na produção cerâmica. No estilo Mochica, as cerâmicas eram expostas a um fogo intenso e submetido a uma forte corrente de ar, obtendo vasilhames nos tons de marrom, vermelho ou creme. No estilo Chimu, eram colocadas em forno de baixa temperatura, onde o oxigênio entrava em quantidade limitada, obtendo um vasilhame negro e com aspecto brilhante.
- Mesoamericanas
Existe um diferencial em relação às representações andinas e mesoamericanas: grande parte das representações figurativas mesoamericanas contém ou articula-se com representações da escrita pictoglífica. Por essa razão, podemos dizer que essas imagens são mais bem compreendidas pelos estudiosos.
[pic 6]
Figura 6: Cabeça colossal olmeca
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Olmeca_head_in_Villahermosa.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.
Na mesoamérica, temos um conjunto intenso de representações figurativas. Uma das imagens mais conhecidas da civilização olmeca são as colossais cabeças humanas, esculpidas a partir de enormes blocos de basalto. Foram encontradas cabeças de 1,5 a mais de 3 metros de altura, e com peso entre 15 e 25 toneladas.
[pic 7]
Figura 7: Estela Maia
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/viagem/noticia/2014/06/honduras-para-turista-ver-4528190.html. Acesso em: set. 2015.
A cultura maia atingiu um elevado grau de desenvolvimento. Uma das maiores expressões artísticas foram as estelas, esculturas de pedra, normalmente feitas em um só bloco, contendo registros hieroglíficos e pictórios de acontecimentos marcantes dessa civilização.
[pic 8]
Figura 8: Mural do Palácio de Quetzalpalotl
Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Palacio_de_Quetzalpalotl,_Teotihuac%C3%A1n?uselang=pt-br#/media/File:Quetzalpapalotl_-_Malerei_Jaguar_-_Gesamt.jpg. Acesso em: set. 2015
As pinturas de Teotihuacan produzidas entre os séculos IV e VII d.C. possui uma presença bastante minoritária de glifos ideográficos, antroponímicos, toponímicos e uma ausência quase absoluta de glifos calendáricos, os quais abundam nos casos olmecas e zapotecas.
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