Formação Econômica Do Brasil
Artigos Científicos: Formação Econômica Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: briancavalcanti • 18/4/2014 • 361 Palavras (2 Páginas) • 861 Visualizações
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS
QUESTÕES:
1)RELACIONE OS ASPECTOS POPULACIONAIS COM ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS.
R: SEGUINDO A TEORIA NEOMALTHUSIANA...QUANDO A POPULAÇÃO CRESCE MUITO, ESPECIALMENTE A POPULAÇÃO TRABALHADORA, HÁ TENDÊNCIA DE EMPOBRECIMENTO E DE PIORA NAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE A PRODUÇÃO E A OFERTA DE EMPREGO NÃO CRESCE NO MESMO RITMO. OS CRÍTICOS DESTA TEORIA ALEGAM QUE OS NEOMALTHUSIANOS NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO OS PROGRESSOS TECNOLÓGICOS, QUE ACELERA O CRESCIMENTO DA RENDA E DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM TAXAS BASTANTE ELEVADAS.
2)QUE ASPECTOS INFLUEM NO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DE UM PAÍS?
R: O CRESCIMENTO POPULACIONAL DE UMA REGIÃO OU DE UM PAÍS DEVE-SE A UMA COMBINAÇÃO DE TRÊS FATORES BÁSICOS: A MORTALIDADE, A NATALIDADE E O SALDO MIGRATÓRIO.
3)HOJE A POLUÇÃO BRASILEIRA É ABERTA O FECHADA?
R: NO INÍCIO DO SÉCULO XX O BRASIL POSSUÍA UMA POPULAÇÃO ABERTA, DEVIDO ÀS MIGRAÇÕES EXTERNA EM DIREÇÃO AO BRASIL. A PARTIR DA DÉCADA DE 30, HÁ UM “FECHAMENTO” DA POPULAÇÃO BRASILEIRA , E O CRESCIMENTO POPULACIONAL PASSA A SER VEGETATIVO, ISTO É , DA DIFERENÇA ENTRE NASCIMENTOS E FALECIMENTOS.
4)DESCREVA O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA BRASILEIRO.
R: A PARTIR DOS ANOS 40 , HÁ ELEVADAS TAXAS DE NATALIDADE, E UMA QUEDA CONSIDERÁVEL TAXA DE MORTALIDADE, ISSO SE DEVE AOS PROGRESSOS NA SAÚDE, NAS MELHORIAS SIGNIFICATIVAS AO SANEAMENTO BÁSICO E EM ASPECTOS EDUCACIONAIS RELATIVOS AOS CUIDADOS COM OS RECÉM-NASCIDOS , QUE FIZERAM DIMINUIR A TAXA DE MORTALIDADE NAS DÉCADAS DE 60 E 80. O CRESCIMENTO POPULACIONAL SÓ REDUZ, QUANDO A TAXA DE NATALIDADE ENTRA EM DECLÍNIO.
5) COMO SE COMPORTOU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS A POPULAÇÃO A POPULAÇÃO BRASILEIRA EM TERMOS LOCALIZACIONAIS?
R:HOUVE UM FLUXO MIGRATÓRIO QUE CARACTERIZOU A ECONOMIA BRASILEIRA DURANTE O SÉCULO XX E SSE FOI CHAMADO DE ÊXODO RURAL, QUE FOI A SAÍDA DAS PESSOAS DO CAMPO PARA A CIDADE. ENTRE 1950 E 1990, ESTIMA-SE QUE CERCA DE 40 MILHÕES DE PESSOAS DEIXARAM O CAMPO EM DIREÇÃO A CIDADE. NA DÉCADA DE 70 OCORREU A MIGRAÇÃO PARA FRONTEIRAS AGRÍCOLAS, E NOVAS TERRAS FORAM INCORPORADAS A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA.
ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1970, A URBANIZAÇÃO DO PAÍS FEZ-SE SOBRE GRANDES METRÓPOLES, JÁ EM 1990 HOUVE UMA DESACELERAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS NOS GRANDES CENTROS URBANOS.
...