Formação Econômica Do Brasil
Trabalho Escolar: Formação Econômica Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emerson.costa • 26/10/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
A cultura da cana-de-açúcar foi a primeira grande atividade econômica de cultivo nas terras brasileiras. Todo um sistema de cultivo foi estruturado de acordo com os interesses da Coroa e dos portugueses colonizadores. Assista ao vídeo intitulado “História - Brasil Colônia - Parte 2”, produzido pelo historiador Boris Fausto, que conta um pouco da história no Período Colonial.
O vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=uip9p24JeKo.
Com base no livro didático, desenvolva uma reflexão, em até 30 linhas, sobre o sistema de cultivo da cana-de-açúcar, descrevendo os seguintes tópicos no seu texto:
1. Tipo de mão de obra, (2,5 pontos)
2. Tipo de propriedade, (2,5 pontos)
3. Policultura ou monocultura (2,5 pontos)
4. As relações sociais (2,5 pontos)
Resposta
Para o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, foi utilizado a mão de obra escrava, inicialmente utilizando a mão de obra indígena e posteriormente se valendo da importação e escravização de negros africanos. Estes eram transportados em condições precárias dentro dos navios, o que ocasionou a morte de muitos escravos africanos durante o transporte.
Portugal optou por importar escravos por não ter contingente suficiente para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, já que seus habitantes, até então, não somavam nem dois milhões e o objetivo da Coroa portuguesa não era de povoar o Brasil, mas principalmente explorar seus recursos naturais para vendê-los na Europa.
Para que obtivesse lucro com a produção de açúcar, o cultivo da cana deveria se dar em larga escala. Assim, foi adotado o latifúndio como tipo de propriedade para o seu cultivo e produção do açúcar.
A costa brasileira foi dividida, então, em doze setores chamados de capitanias hereditárias, que foram doados para determinados titulares que recebiam também certas regalias e poderes soberanos.
Os que recebiam estas terras ficavam responsáveis por arcar com as despesas do transporte e estabelecimento dos colonos.
O método agrícola utilizado no cultivo da cana-de-açúcar foi a monocultura, o que tornou o desenvolvimento econômico brasileiro fraco.
Como o negócio da cana-de-açúcar era lucrativo, os holandeses tentaram por vezes se infiltrar no território brasileiro para se aproveitarem deste lucro, porém foram expulsos pelos portugueses.
Após determinado tempo, a escravatura foi sendo abolida ao redor do mundo, e, como para a Inglaterra seria interessante economicamente que a abolição ocorresse também no Brasil, o país pressionou a Coroa portuguesa a aderir a idéia.
...