TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Econômica Do Brasil

Artigo: Formação Econômica Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

O café foi, durante o Brasil Império e Brasil República, o principal produto de exportação no Brasil, razão pela qual a formação econômica brasileira esteve diretamente ligada e este cultivo.

Assista ao vídeo intitulado “História - O reino do Café - Parte 1”, produzido pela fundação Joaquim Nabuco que conta a história geral do Período Imperial de forma lúdica. O vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Cn1p1FpGyik.

Com base no livro didático e em pesquisas na internet, produza um texto de até 30 linhas, referenciando as fontes de consulta utilizadas além do livro didático e abordando as seguintes questões:

1) A relação entre os barões do café (latifundiários) e o governo, referente às suas políticas econômicas; (5,0 pontos)

2) As propostas de introdução dos trabalhadores estrangeiros como mão-de-obra nas fazendas. (5,0 pontos)

R: Na década de 1820 muitos produtos como alimentos, sabão, louça entre outros ainda eram importados ao brasil, sendo assim a balança comercial estava em desequilíbrio, ou seja, muito mais importações do que exportações, com o auxilia do governo com a implantações de ferrovias e incentivos aos barões, começam a mudar os números na balança comercial, o brasil começou a exportar mais do que importava, devido ao grande número de exportações de café, açúcar, couros/peles e algodão. Nesse período do brasil império aproximadamente 80% da população vivia do trabalho em grandes fazendas. Mesmo após a abolição da escravatura no brasil em 1888 ainda se tinha muito trabalho escravo ilegal e mesmo assim no período de 1881 a 1890 foi o período que mais se exportou café, o grão do café chegou a 70% do valor da economia brasileira, basicamente o pilar da economia no brasil.

Mas como citado no livro, em contra partida, estava ocorrendo na Europa a revolução industrial, e com isso o brasil teve algumas dificuldades em se manter como um país agroexportador. Além da chegada de novos mercados como industrias têxtil, alimentícias entre outras, os novos maquinários como ventiladores, despolpadores e separadores de grãos, utilizados nas grandes fazendas, necessitavam de mão de obra qualificada, além do mais, o custo de compra de escravos estava ficando maior devido a extinção do tráfico negreiro, e também o custo de manter um escravo estava começando a ser algo mais oneroso que o pagamento de salário, então começam a contratar os imigrantes. Um dos problemas enfrentados na contratação de imigrantes foram as rebeliões devido ao péssimo sistema de trabalho, pois o que lhes foi prometido era que teriam possibilidade de comprar suas terras e fazer seu próprio plantio, porem poucos imigrantes tiverem essas oportunidades. O governo começou a facilitar o crédito para a compra de equipamentos modernos e a vinda de imigrantes e também diminui vários impostos para colaborar com a modernização da produção agrícola do país.

Referências:

Letícia Cristina Bizarro Barbosa, Rogério Santos da Costa. Formação econômica do Brasil. Palhoça. UnisulVirtual, 2010.

Pessanha, Andrea Santos. Abolição Da Escravatura No Brasil. Disponível em: <http://www.historiadobrasil.net/abolicaodaescravatura/>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com