Gestao De Pessoas
Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/5/2014 • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 324 Visualizações
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO.............................................................................................................3
2. PLANO DE AÇÃO PARA GESTÃO DE PESSOAS......................................................3
2.1. Introdução....................................................................................................................3
2.2. Identificação da Empresa............................................................................................3
2.3. Histórico da Empresa, Missão, Visão e Valores........................................................4
2.4. Fundamentos da Organização....................................................................................4
2.5. Objetivos.......................................................................................................................4
3. SITUAÇÃO APRESENTADA E JUSTIFICATIVA.....................................................5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................................5
5. DESENVOLVIMENTO....................................................................................................7
6. CRONOGRAMA...............................................................................................................8
6.1. Estimativa de Custos...................................................................................................9
6.2. Avaliação dos Resultados............................................................................................9
7. CONCLUSÃO...................................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................11
ANEXOS............................................................................................................................12
1. APRESENTAÇÃO
Esse trabalho tem por finalidade ampliar nossos conhecimentos em planejamento de Gestão de Pessoas, mostrando seus benefícios nos resultados apresentados. Iremos demonstrar passo a passo nosso Projeto fundamentado em teorias que provam não só a eficiência, mas a eficácia de estabelecer um bom relacionamento do funcionário com a empresa e seus administradores.
2. PLANO DE AÇÃO PARA GESTÃO DE PESSOAS
2.1. Introdução
Nosso Projeto de Ação foi elaborado com o intuito de aumentar o nível de produtividade e também sua qualidade, através da aplicação de alguns incentivos e estabelecendo uma ponte entre o funcionário e a empresa, fazendo com que ele se sinta também parte integrante desse sistema. Tudo isso resultará em um maior comprometimento dos colaboradores, melhorando também seu relacionamento com seus diretores.
2.2. Identificação da Empresa
Nome: Vita Comercial de Veículos Ltda.
Proprietários: Jose Luis Sauro (Diretor) e David Ramiro Nogueira (Diretor).
Localização: Av. Nossa Senhora do Bom sucesso, 3011 Vila Verde, Pindamonhangaba-SP.
Seguimento de Mercado: Vendas, balcão, oficina e serviço de oficina.
Mão de obra: Venda e manutenção de automóveis.
Porte: Médio.
Numero de Colaboradores: 44
Contato na empresa: Marcelo Aparecido Couto Monteiro (Gerente Financeiro).
2.3. Histórico da Empresa, Missão, Visão e Valores
A Concessionária foi inaugurada em Dezembro de 1993, de posse da concessão. Representa a Bandeira da FIAT AUTOMÓVEIS – Compromisso com o Brasil, pioneirismo e inovação como características marcantes, produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado, respeito ao consumidor e responsabilidade social. Estes atributos compõem o perfil da Fiat Automóveis, uma das empresas automobilísticas com maior crescimento no mercado brasileiro e líder de vendas no setor. Com investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2010, a Fiat Automóveis prepara-se para consolidar uma capacidade de produção de 800 mil veículos por ano, o que a torna uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.
2.4. Fundamentos da Organização
Disposição e alegria em atender o cliente interno e externo seja pessoalmente ou através do telefone, a forma de demonstração do produto, a disponibilidade e agilidade de se preocupar que o cliente esteja em primeiro lugar, fazendo com que o mesmo esclareça suas dúvidas e tenha certeza de estar fazendo o melhor negócio de forma prática, econômica e transparente.
2.5. Objetivo
Facilitar e realizar trocas, construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa, harmonizando e fortalecendo estas relações. Nossos funcionários estão comprometidos a atender o cliente com competência, credibilidade e disposição. No entanto nossa função está em agregar aos consultores que o cliente faz parte, nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade.
Acreditamos no endomarketing como algo que gera sintonia de forma positiva, entendemos também que se a empresa não estiver totalmente focada no cliente não terá perspectivas de se conectar ao futuro.
Nosso foco está no atendimento, credibilidade, preço e qualidade. O cliente tem a opção de sair com o veículo emplacado e disponibilizamos também a oferta de seguro demonstrando planos de várias companhias com preços competitivos, que agregam ao produto em questão. Tudo isso dentro da concessionária, fazendo com que o cliente tenha a praticidade.
3. SITUAÇÃO APRESENTADA E JUSTIFICATIVA
Observamos que a empresa escolhida por nosso grupo para implantar o projeto, possui um modelo de gestão Autocrático, onde todo poder de decisão centraliza no Diretor ou dono da empresa, onde dificulta muito estabelecer um relacionamento saudável entre os proprietários e os colaboradores.
O funcionário tem poucas possibilidades de crescer dentro da empresa, isso acarreta uma grande dificuldade em reter funcionários, que buscam fora da empresa a oportunidade de crescimento, que por sua vez gera uma falta de confiança do Diretor, que acaba beneficiando com a chance de elevar o nível de seu cargo apenas aqueles que são de sua inteira confiança. Esse círculo vicioso vai se repetindo com o passar dos anos, e todas as partes são prejudicadas.
Apesar do modelo de Gestão apresentada pela concessionária, alguns benefícios são oferecidos, como convênio odontológico, vale-transporte e convênio farmácia, porém acreditamos que com nosso projeto pode haver mais melhorias para os colaboradores, o que trará consequências positivas para a empresa.
Existe um acompanhamento avaliativo do desempenho de cada setor dentro da concessionária, que vem de um projeto denominado Padrões Fiat. Esse projeto implantado na empresa segue uma linha de padrões desde atendimento até qualidade de produto. É enviada para a concessionária uma tabela onde é comparado o desempenho da empresa com seus concorrentes, uma tabela com o ranking de desempenho interno entre os funcionários. Cada setor é avaliado e cobrado de acordo com o exigido, tudo dentro dos Padrões Fiat.
Desenvolvemos um plano onde nosso principal objetivo é aumentar a qualidade da produção, e também fazer com que o volume de vendas amplie, gerando mais lucro para a empresa, e satisfação por parte dos colaboradores. Tudo isso por meio de uma melhora no relacionamento entre os gerentes e funcionários.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos tempos atuais as organizações estão mudando seus conceitos de gestão de pessoas, onde os colaboradores estão sendo mais valorizados, pois permanece a maior parte do tempo no ambiente de trabalho e as empresas necessitam destas pessoas para obter seus resultados. A afinidade entre pessoas e organização foi centralizada somente nos objetivos organizacionais, estes objetivos organizacionais não apresentavam relação com os objetivos individuais de seus colaboradores e por certo tempo estas pessoas eram denominadas como mão de obra, trabalhador e funcionário.
“A administração de recursos humanos (ARH) funciona em um conjunto de organizações e de pessoas. Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais do que isto, significa administrar com as pessoas. Fazer de cada pessoa um verdadeiro administrador de suas funções dentro da organização, em qualquer nível em que esteja situada ou em qualquer atividade que deva executar. Assim, organizações e pessoas constituem a base fundamental na qual funciona a ARH.” (CHIAVENATO,2006,p.21)
A gestão de pessoas é baseada em três aspectos principais que são eles:
• Pessoas são seres humanos: cada um tem seu conhecimento, sua individualidade, capacidades e atitudes onde são essenciais para as empresas.
• Pessoas como ativadores dos recursos da empresa: as pessoas proveem de criatividade, inovações, habilidade, empenho e renovação contínua.
• Pessoas como companheiras da organização: na expectativa de melhoras em salários, cargos, benefícios, as pessoas buscam aperfeiçoamentos, pró-atividade e responsabilidade.
“As organizações funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. E esses termos definem como as organizações encaram as pessoas. Elas são chamadas de funcionários, empregados, pessoal, trabalhadores, operários quando as organizações as tratam como tal. Ou podem ser chamadas de recursos humanos, colaboradores, associados, se as organizações tratam dessa maneira. Ou ainda talento humano, capital humano, capital intelectual se as pessoas têm um valor maior para a organização.” (CHIAVENATO, 2010, p. 5).
Os desafios da Gestão de Pessoas são:
• Agregar Pessoas – Incluir novos colaboradores na organização (recrutamento e seleção).
• Aplicar Pessoas – planejar atividades que as pessoas irão realizar na organização (descrição de cargos, orientação das pessoas, avaliação de desempenho).
• Recompensar pessoas – Estimular as pessoas e atender suas necessidades (recompensas, remuneração, benefícios).
• Desenvolver Pessoas – Capacitar e expandir o desenvolvimento profissional e particular das pessoas. (treinamento, desenvolvimento, gestão do conhecimento, aprendizagem, desenvolvimento de carreira).
• Manter pessoas – Criar qualidades ambientais e psicológicas suficientes para as atividades das pessoas (cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, qualidade de vida).
• Monitorar Pessoas – Monitorar as atividades e resultados obtidos com o trabalho desta pessoa (banco de dados, sistemas de informações gerenciais).
Hoje como já foi dito, nas empresas a tendência é a valorização das pessoas no ambiente de trabalho. Diferente do início do Século XX, quando o trabalho humano passou a ser abusado como se as pessoas fossem um artefato dentro do processo produtivo. O filme Tempos Modernos nos mostra justamente como, no passado, o homem era apenas funcionário nas empresas, eram vistos como objetos. O trabalho humano era explorado e a resistência corporal e a produtividade significavam mais no surgimento da Era Industrial, como a excedida carga de trabalho. O homem e as máquinas eram tratados de forma iguais, onde não tinha tempo para se abordar sobre assuntos que não lhe dessem lucro.
O presidente da fábrica de seu próprio escritório comandava e vigiava as pessoas, eram vigiados com circuito interno de TV, apenas no intervalo de refeição onde também já era um prejuízo para empresa o horário de refeição.
Com o tempo, os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho. Nasceram os sindicatos, que consistem em associações de trabalhadores que se juntam para proteger os seus direitos fundamentais no trabalho. A batalha por melhores qualidades de trabalho resultou em uma série de leis que distinguiram a proteger o bem estar e a segurança dos trabalhadores. No Brasil, temos a Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) como o fundamental conjunto de normas sobre o trabalho humano.
Novas máquinas e robôs trocaram o trabalho humano em várias atividades. Para a empresa ser produtiva, não era mais necessário ter uma quantidade imensa de empregados para colocar as máquinas em funcionamento. Surgiu a necessidade de trabalhadores mais criativos para solucionar problemas, já que o trabalho de força foi passado para as máquinas e robôs. O destaque no trabalho braçal mudou para o trabalho intelectivo.
5. DESENVOLVIMENTO
Criamos quatro etapas a serem cumpridas para que as melhorias sejam apresentadas:
Etapa 1:
Serão realizadas reuniões semanais em cada setor que terá a duração de quinze minutos. Inicialmente serão abordados temas para melhoria de cada setor, visando melhoria na qualidade de atendimento. Cada funcionário poderá colaborar para que a empresa veja o ponto de vista dele, ajudando na resolução de problemas internos.
Etapa 2:
A empresa estabelecerá algumas metas semanais a serem atingidas, as quais serão acompanhadas pelo gerente de cada área. Como por exemplo: a área de vendas, cada vendedor terá um número de vendas a serem feitas na semana. Essa etapa sendo cumprida por ele irá gerar uma pontuação que será acumulada. Ao final do semestre serão premiados os vendedores de maior pontuação.
Etapa 3:
A diretoria juntamente a parte responsável de cada setor, farão reuniões bimestrais onde serão apresentados problemas pertinentes à empresa. E cada um poderá expor a sugestão de solução apresentada pela parte operária da concessionária, entrando em um acordo que favoreça todos envolvidos.
Etapa 4:
A loja irá estabelecer um calendário de aniversário, e todo final de mês serão reunidos os aniversariantes que receberão uma lembrança e um cartão, parabenizando pela data especial.
6. CRONOGRAMA:
Segue abaixo cronograma das etapas a serem aplicadas na empresa:
6.1. Estimativa de Custos
Nas etapas 1 e 3,desse projeto não haverá custos para empresa, já a premiação da etapa 2, será estabelecida da seguinte maneira:
SETOR DE VENDAS:
1° LUGAR – PRÊMIO DE R$ 1.000,00;
2° LUGAR – PRÊMIO DE R$ 600,00;
3° LUGAR – PRÊMIO DE R$ 300,00;
DEMAIS SETORES:
1° LUGAR – PRÊMIO DE R$ R$ 500,00;
2° LUGAR – PRÊMIO DE R$ 300,00;
3° LUGAR – PRÊMIO DE R$ 150,00;
A premiação gerará um custo semestral de R$2.850,00.
Na Etapa 4, tendo em vista que a empresa possui quarenta e quatro funcionários, e que cada lembrança e cartão custara em torno de R$20,00. Em média serão gastos semestralmente R$440,00.
O total de gastos anual desse projeto será de R$6.580,00 subtraídos unicamente dos lucros recebidos pela empresa dentro de um ano.
6.2. Avaliação dos Resultados
Estima-se que haja um aumento no lucro da empresa dentro de no máximo 2 meses, visto que algumas melhorias já serão inseridas logo de inicio do Projeto. A avaliação será feita por meio de um sistema de tabelas comparativas das vendas e desempenho mensal de cada setor. Segue abaixo modelo de tabela:
Desta maneira serão controlados os resultados a fim de que sejam feitas as modificações necessárias conforme a necessidade do setor apresentado. Já as reuniões com os colaboradores, serão feitas Atas com reclamações e sugestões, que por sua vez gerará a pauta para a reunião com a liderança da empresa que se passa a cada dois meses.
7. CONCLUSÃO
Para se ter sucesso de qualquer projeto de mudança organizacional é necessário à valorização dos colaboradores, onde devemos buscar caminhos para o comprometimento. Esta valorização feita através de prêmios em dinheiro e lembranças, incentiva o colaborador a atingir as metas estabelecidas e a ganhar os prêmios, assim também atingindo os objetivos da empresa.
O grande sucesso de nosso projeto está embasado no relacionamento do colaborador, e a empresa visou melhorar a qualidade e quantidade do desempenho de cada função, fazendo com que cada parte funcional desse sistema se sinta como tal e ainda conscientizando a Organização de que melhorando essa relação os resultados podem até superar as expectativas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Teoria, Processo e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
ETZIONI, Amitai. Organizações modernas, São Paulo, Pioneira, 1967.
FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel.
Tecnologias e ferramentas de gestão. Campinas: Alínea, 2011.
Filme: TEMPOS Modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 1936.
Sites:
VITA FIAT- < http://www.vita.com.br/empresa/ >. Acesso em Outubro de 2013.
http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-depessoas-presentation.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00Z
TdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoO
AqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MD
A0LTllMDgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00
ZDgyLWE4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC
00YTA3LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWMyNmYzZDAtMTBlN
C00Nzk0LWExYzctOWM1ZTI2MmViYWZi&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8NDRmZmNlZDAtZDc4NS
00OGQ2LThlNmUtMTc3OTczMzg2OWQz&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MmIxZGRhNzEtMDBiNi00
NzliLWJkZGYtMzlkZGY1MTVmMDY2&hl=en> Acesso em Março 2014.
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MTYzMmJmYmQtNmI3M
C00YzIxLTk0YTktNDhkNmNhMWY4NjE3&hl=en> Acesso em Março 2014.
...