Goias
Pesquisas Acadêmicas: Goias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabioagc • 4/3/2015 • 770 Palavras (4 Páginas) • 143 Visualizações
História de Goiás
Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado de Goiás, era povoada predominantemente pelos índios Avás-canoeiros (Tronco Linguístico: Tupi-Guarani) e Tapuias.
A descoberta de ouro em Minas Gerais foi o primeiro passo para o desbravamento da região do estado de Goiás. No fim do século XVII e inicio do século XVIII, expedições de Bandeirantes descobriram as primeiras minas de ouro no território de Goiás. Os Bandeirantes tinham como objetivo explorar, em busca de ouro, o interior do país e as margens do rio São Francisco. As primeiras expedições saíram de São Paulo em direção noroeste, seguindo uma trilha de índios, chamada de “Caminho dos Goiases”. No mesmo período, chegaram a região os missionários vindos do norte do país.
Bartolomeu Bueno da Silva foi um dos primeiros Bandeirantes a chegar a região. Acompanhado de seu filho de 12 anos, de nome igual ao do pai, Bartolomeu obteve sucesso em sua primeira expedição ao sertão, caçando muitos índios e encontrando várias pepitas de ouro. O sucesso de Bartolomeu atraiu outros Bandeirantes a região. Em 1720, Bartolomeu, o filho, chega a Lagoa Mestre d’Armas, situada próxima de onde foi construída a cidade de Brasília. Nessa expedição, foram coletadas muitas pepitas de diferentes minas, o que acabou por atrair milhares de aventureiros para a região.
Bartolomeu, o filho, fundou o primeiro povoado na região, chamado de Barra (atualmente, é o município de Buenolândia), e fundou o Arraial de Sant’Ana, que em 1739 passou a se chamar Vila Boa, e posteriormente de Cidade de Goiás, capital do território. A Capitania foi instituída em 1748. A formação inicial do território muda em 1809, quando Goiás é obrigada a ceder áreas de terras para o Maranhão e para minas Gerais.
Em 1863, mudou-se a capital para a cidade de Leopoldina, na região do Araguaia. A partir de 1930, a região já se tornou prospera, graças principalmente a agricultura e a expansão das ferrovias. Como resultado, em 1932 foi iniciado a construção da nova capital do estado, Goiânia, inaugurada em 1942. A escolha do Planalto Central para a construção da capital da Federação também contribuiu com o desenvolvimento da região.
Em 1988, com a promulgação da constituição do Brasil, Goiás perdeu cerca de 40% de seu território para a formação do estado de Tocantins.
Referências:
GOIÁS: HISTÓRIA. Disponível em: http://www.brasilchannel.com.br/estados/index.asp?nome=Goi%E1s&area=historia. Acesso em 01 fev. 2011.
A população de Goiás
Goiás é uma das unidades federativas que integram a região Centro-Oeste. Sua extensão territorial é de 340.103,467 quilômetros quadrados, correspondendo a 4% do território nacional. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população totaliza 6.003.788 habitantes, distribuídos em 246 municípios, sendo o estado mais populoso do Centro-Oeste. O crescimento demográfico é de 1,8% ao ano e a densidade demográfica é de 17,6 habitantes por quilômetro quadrado.
O povoamento do estado de Goiás intensificou-se em decorrência de uma série de políticas públicas para a ocupação e desenvolvimento econômico da porção oeste do território brasileiro, a chamada Marcha para o Oeste. Houve a expansão da fronteira
...