TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE MATO GROSSO FUNDAÇÃO DE CUIABÁ

Por:   •  4/4/2016  •  Dissertação  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O foco principal deste artigo é de buscar a compreensão de todo um contexto, como ocorreu o processo de formação histórico-territorial do Estado de Mato Grosso e a fundação da cidade de Cuiabá.

Para melhor e maior compreensão do mesmo, torna-se necessário e fundamental entender o espaço no aspecto geral de como foi marcado na história desde sua fundação até nos dias atuais.

É de suma importância que este, busca conhecer de como se deu a fundação da cidade que hoje chamamos de Cuiabá, e conhecer o Estado de Mato Grosso, no aspecto geral e contextualizado em suas dimensões, enfocando a expansão do complexo e impactos gerados e acontecidos no estado e cidade em estudo.

Além disso serão apontados os grandes acontecimentos ocorridos na espaço mato-grossense e suas mudanças significativas.

Para desenvolver o presente artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas de vários autores de renome, e para adquirir embasamento teórico sobre o assunto desenvolvido, foram realizadas análise de dados estatísticos, sem falar nos comparativos, obtidos em sites especializados, artigos, trabalhos e livros voltados para a área, com o intuito de fornecer aos leitores recursos suficientes para um melhor entendimento e compreensão do trabalho. O artigo está estruturado em duas partes, além da introdução e das considerações finais. Na primeira parte trata-se da formação histórico-territorial do Estado de Mato Grosso e na fundação da Cidade Cuiabá.

INTRODUÇÃO

O presente artigo abre espaço para conhecimentos ligadas ao campo da história de Mato Grosso e fundação de Cuiabá.

O artigo deve abarcar comunicações que privilegiem

FORMAÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DO ESTADO DO MATO GROSSO

O Estado de Mato Grosso é considerado um território brasileiro que possui um processo diferenciado de ocupação, com suas características próprias, e na região Centro-Oeste não poderia ter sido nada diferente. Logo após o descobrimento dos Reinos de Portugal e Espanha, aconteceram várias e diversas divergências, estes entre a localização das divisas das terras, a partir deste momento que em 7 de julho de 1494, em Tordesilhas foi modificada a linha definida durante este tratado para 1.786,3 quilômetros de Cabo Verde. Entretanto devido a expansão da linha demarcadora, por ser muito extensa e ampla, e sem como saber por onde ela realmente passava esse tratado não entrou em execução. Sendo assim, em 13 de janeiro de 1750 foi assinado pelos dois reinos outro tratado, o Tratado de Limites de Conquistas, formando uma nova configuração para o território do Brasil colônia.

MATO GROSSO DE ONTEM JÁ FOI BEM DIFERENTE DE MATO GROSSO DE HOJE JÁ FOI TERRITÓRIO ESPANHOL DEVIDO AO TRATADO DE TORDESILHAS.

Tratado este que recebeu nome por ter celebrado e acontecido no povoado de Tordesilhas no dia 07 de Julho de 1494.

Em 1718, um bandeirante por nome de Pascoal Moreira Cabral Leme subiu pelo rio Coxipó e para sua surpresa descobriu enormes jazidas de ouro, Diante disso, não demorou muito para que a notícia se espelhasse e este tomou grande proporção a procuras desenfreada pelo minério, ocasionando assim o início à corrida do ouro, fato este que ajudou a povoar a região em tão pouco tempo, todos queria tomar posse das pedras preciosas.

Em 1719, aconteceu a fundação do Arraial de Cuiabá.

Nesse pressuposto. Convém afirmar que em 1726, o Arraial de Cuiabá recebeu um novo nome: Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Anos depois em, 1748, foi criada a capitania de Cuiabá, localidade este que que concedia isenções e muitos privilégios as pessoas que quisessem se instalar ali. As grandes conquistas dos bandeirantes, em Mato Grosso, tiveram reconhecimento no ano de 1750 pelo Tratado de Madrid. Onde o capitão-general do Mato Grosso, Antônio Rolim de Moura Tavares, fundou, à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade. Nos anos 1761 e 1766, foi um ano marcado por diversas disputas territoriais entre portugueses e espanhóis, passando esse longo período as missões espanholas e os espanhóis se retiraram daquela região, porém Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802.

Convém afirmar que no século XIX, a extração de ouro começo a ficar escassez ocasionando assim uma fase de decadência e a população do estado para de crescer. Muitos militares e também os civis iniciam um movimento separatista, em 1892, contra o governo do presidente Marechal Floriano Peixoto. Movimento este que separatista sufocado por intervenção do então governo federal.

A economia do estado começa a melhorar com a implantação de estradas de ferro e telégrafos, época em que começam a chegar seringueiros, pessoas que cultivaram erva-mate e criadores de gado. Um acontecimento marca com muita precisão o marco da história no ano de 1977, o Mato grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Cuiabá era um povoado fundado entre 1673 e 1682 por Manoel de Campos Bicudo nas proximidades do rio Coxipó, mais precisamente onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá.

Nos anos de 1673 e 1682, foi um período de bastante reconhecimento na história por começar nesse período os primeiros indícios dos bandeirantes que vieram da cidade de São Paulo, adentrando as regiões onde ficam Cuiabá, quando da passagem de Manoel de Campos Bicudo pela região aconteceu a fundação do primeiro povoamento da região, onde o rio Coxipó deságua no Cuiabá, batizado de São Gonçalo. No ano 1718, chega a bandeira do sorocabano Pascoal Moreira Cabral. Em busca de indígenas, Moreira Cabral sobe pelo Coxipó, onde trava uma batalha, perdida, com os índios coxiponés. Com o ocorrido, decidem voltar e, no caminho, encontram ouro. Decidem então, deixar a captura de índios para se dedicar literalmente ao garimpo. Em plena selva, Pascoal Moreira foi eleito, comandante da região de Cuiabá. Já em 8 de abril de 1719, Pascoal assina a tão esperada ata da fundação de Cuiabá local este conhecido como Forquilha, situada às margens do Coxipó, como forma de garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. Esta notícia da descoberta se espalha integralmente e a imigração para a região fica intensificada. Em 1722 pra ser preciso em outubro, os índios escravos de Miguel Sutil, este também bandeirante sorocabano, fazem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com