Henry Fayol
Dissertações: Henry Fayol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heitorhds • 26/11/2013 • 529 Palavras (3 Páginas) • 357 Visualizações
Henry Fayol: o homem e sua carreira
Jules Henri Fayol nasceu em Constantinopla (atual Istambul), seu pai era engenheiro e Henri seguiu seus passos. Formou-se engenheiro de minas em 1860, aos 19 anos, e foi contratado para trabalhar na mina de carvão de Commentry.
De 1860 a 1866, Henry Fayol trabalhou como engenheiro, realizando notáveis avanços na técnica de combater a incêndios no carvão subterrâneo. Aos 25 anos, foi promovido a gerente das escavações de Commentry, seis anos depois, tornou-se gerente de um grupo de minas. Em 1888, Fayol foi nomeado diretor-gerente (diretor-executivo) e começou a revitalizar a Comambault, que passava por sérios apuros financeiros.
Fayol tinha a perspectiva de um gerente-geral de uma empresa de grande escala. Para ele administrar consistia em sistematicamente arranjar e integrar a produção, as vendas, as finanças e a contabilidade da organização.
Através de sua experiência como gerente ele chegou a algumas conclusões como: os empregados se empenhavam com mais afinco quando se sentiam membros de um grupo de quando isso não acontecia e de que o sucesso organizacional dependeria mais das habilidades administrativas do que das habilidades técnicas de seus líderes.
A compreensão inicial das idéias de Fayol havia colocado sua obra em competição ou em confrontação com a de Taylor. Fayol insistiu que não era esse o caso e que as duas escolas eram complementares, pois ambas procuravam melhorar a administração por meio de diferentes pontos de vista.
A Necessidade de uma Teoria da Administração
Todo empreendimento há uma função de administração a ser desempenhada, sendo assim toda organização necessitava de administração. Desse modo Fayol concluiu que a administração era um estudo especial que podia ser ensinado em escolas e universidades, e que a razão para a ausência desse ensino era a ausência de teoria. Segundo Fayol os gerentes necessitavam de qualidades físicas, mentais, morais, conhecimento geral, conhecimento específico e experiência.
Os Princípios de Administração
1. Divisão do trabalho – idéia de especialização da mão-de-obra. Fayol considerava a divisão do trabalho deveria levar em conta o esforço gerencial.
2. Autoridade – era definida como “o direito de dar ordens e o poder de exigir obediência”
3. Disciplina – principio baseado essencialmente em obediência e respeito na relação entre empresa e empregados.
4. Unidade de comando – princípio de que para toda e qualquer ação o empregado deve receber ordens somente de um superior.
5. Unidade de direção – significava uma só direção e um só planejamento para um grupo de atividades tendo o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais ao interesse geral – Fayol reconheceu que os indivíduos que serviam apenas a si mesmos eram prejudiciais aos interesses dos companheiros
7. Remuneração – a remuneração deveria ter o objetivo de tornar o pessoal mais valorizado e, também,
...