Historia Da Arte
Trabalho Universitário: Historia Da Arte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamires1010 • 25/11/2014 • 817 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE CADA PERIODO DA HISTORIA DA ARTE:
Arte Estrusca
Grande parte da escultura etrusca tem carácter religioso ou funerário.
As construções etruscas eram geralmente realizadas em madeira e em tijolo, ficando a pedra limitada às fundações ea os plintos sobre os quais se erguiam os templos.
Para além do sistema trilítico, os etruscos empregavam processos construtivos mais complexos, como o arco, a abóbad a ou pseudo-abóbada e a pseudo-cúpula
De um modo geral pode-se afirmar que os artistas etruscos eram artesãos de grande habilidade. Executavam peças (estatuária, vasos, espelhos, caixas, etc) de grande qualidade e maestria em terracota, barro, bronze e metal, desenvolviam também peças de joalharia (em ouro, prata e marfim) e uma cerâmica negra (designada Bucchero).
Os etruscos possuíam uma sociedade aristocrática;
- As mulheres etruscas desfrutavam de uma vida emancipada;
- Faziam objetos (vasos, esculturas e enfeites) em terracota com grande habilidade;
- Na arquitetura, destaca-se a construções de templos, necrópoles e pontes. Usavam a pedra e o barro como base das construções.
Arte Grega
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Era impressionante o grau de realismo de tais obras. Nervos e músculos eram feitos com detalhes que beiravam a perfeição. Inicialmente, no Período Arcaico, as estátuas eram feitas de mármore e, no Período Clássico, tal material foi substituído pelo bronze, uma vez que o mesmo era mais resistente. Já no Período Helenístico, verificamos a presença de sentimentos e estados de espírito nas figuras representadas.
Na arquitetura, a maior parte dos templos gregos era estabelecida sobre três degraus, em uma base retangular. Tratava-se de uma zona fechada, sustentada por colunas. Havia três modelos de colunas:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular
Arte Romana
A influência da arte romana veio da cultura etrusca, arte popular que retratava o cotidiano e da cultura greco-helenística, expressando o ideal de beleza, entre os séculos XII e VI a. C., em diferentes regiões da Itália. Sua civilização surgiu em 753 a. C., por meio de lendas e mitos.
Uma das características da arquitetura veio da arte etrusca, por meio do uso do arco e da abóbada nas construções.
...