História Da Educação E Da Pedagogia
Pesquisas Acadêmicas: História Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elienegonsilva • 18/4/2014 • 2.536 Palavras (11 Páginas) • 477 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO UNIEDUCAÇÃO(7109)
CURSO DE PEDAGOGIA
História da Educação e da Pedagogia
Cleidilene Nogueira Borges. RA: 8308765483
Eliene Gonçalves da Silva. RA: 426216
Níceia Matias Bernardes. RA: 418313
Goiânia/Goiás
Março/2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO UNIEDUCAÇÃO(7109)
CURSO DE PEDAGOGIA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina: A História da Educação e da Pedagogia, sob orientação do Professor- Tutor á distância: Dra. Camila Beltrão Medina.
Goiânia/Goiás
Março/2014
Introdução
O trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do tempo. Buscar informações do processo educacional para entendermos a realidade. Diante dos fatos, expostos ma leitura do trabalho tem o propósito de refletir o processo educacional atual.
Para compreender a história da educação brasileira, é preciso traçar os processos de rupturas que ela sofreu ao longo de seu tempo. Esta pesquisa tem como finalidade buscar compreender e definir os aspectos acontecidos na educação brasileira.
Somos feitos de tempo
Somos pessoas históricas, já que nossos atos e pensamentos alteram o tempo, ao grau que, enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas como também da experiência coletiva. É, assim que determinamos a nós mesmos e a cultura a que cabemos. Cada geração assimila o legado cultural dos ascendentes e estabelece projetos de vida ou mudança. Ou seja, estamos inseridos no tempo, o presente não se acaba na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado é pelo futuro desejado.
Pensar no passado, porém, não é um exercício de saudosismo e sim, curiosidade ou sabedoria: O passado não está morto, porque nele se vazem as raízes do presente. Se formos individuo histórico nada escapa à grandeza do tempo. A história surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os fatos que transcorrem da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da escolha e da construção dos fatos considerados relevantes e que será interpretado a partir de métodos diversos.
O saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura; daí cada sociedade tem fatores culturais que vão sendo transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar e agir. Assim, o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Dessa forma, em cada época e local a memória é registrada de maneiras diferentes e é fundamental na formação da identidade cultural, das tradições e no registro de experiências significativas, por isso deve ser valorizada e preservada.
O ser humano é um ser social e o que somos hoje é conseqüência do que ocorreu no passado. Nossos antepassados enfrentaram problemas, produziram mudanças lentas e progressivas e nos deixaram como herança sua cultura, costumes. O que nós levamos a compreender que temos raízes, embora o que vivemos e fazemos. Portanto que em cada fato histórico, em cada mudança ao longo do tempo fez com que continuássemos mudando.
A História da Educação e da Pedagogia
No decorrer da história brasileira houve muitas rupturas significativas para alcançar a educação a passos lentos. A primeira ruptura foi à chegada dos portugueses ao território do novo mundo. Nessa fase eles trouxeram um modelo de educação própria da Europa, o que não quer dizer que as populações que aqui viveram não possuíam características próprias de fazer educação e a educação que se praticava entre os indígenas não tiveram as marcas do modelo educacional europeu (castigos e punições).
Quando os jesuítas chegaram ao Brasil não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade, mas também os métodos pedagógicos. Nessa mesma época os indígenas tiveram uma interrupção na sua educação que se dava aos modos tribais, seguindo uma educação mística e de cunho oral, os jesuítas chegaram através do padre Manuel de Nóbrega, onde a sua ordem edificou a primeira escola elementar brasileira.
O ensino era dedicado à propagação da fé religiosa, especialmente a pregação da fé católica e do trabalho educativo. Durante 50 anos eles se dedicavam a este tipo de educação, apesar da tentativa do padre José Anchieta de converter os índios de qualquer forma, esta não foi possível já que estes utilizaram.
O desenvolvimento histórico da Educação e da Pedagogia é um tema muito amplo, porém com a abordagem das etapas propostas no desafio de aprendizagem, aonde visa relacionar e apontar as diversas fases da educação brasileira.
A História da Educação e da Pedagogia Brasileira desenvolve com o tempo, relatando os fatos que decorreram da ação e do pensamento político educacional de cada época. Cada geração assimila a herança cultural dos seus antepassados e estabelece projetos de mudança, ou seja, estamos inseridos no tempo: o presente não se acaba na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro almejado. É
...