História Da Educação No Brasil
Artigo: História Da Educação No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIVA87 • 19/12/2014 • Artigo • 410 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
A História da Educação no Brasil
Resumo do filme História da Educação no Brasil
Ao analisar o filme sobre a educação no Brasil o que se pode observar é que ela caminhou por trilhas tortuosas desde o inicio, reservada a uma elite dominante e totalmente exploradora, sempre esteve voltada para a estratificação e dominação social. Esteve enraizada por diversos séculos em nossa sociedade a concepção de dominação, configura-se na ideia básica de que o ensino era diferenciado, onde os nativos recebiam uma educação inferior a dos filhos dos ricos.
Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo, percebendo que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever, tiveram que alfabetiza-los permanecendo como mentores da educação brasileira durante duzentos e dez anos, até 1759 quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas, com isso a educação brasileira, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional, voltando a estaca zero. Com a chegada da corte real foi investido em ensino técnico e superior, mas não foi investido nos estudos primário e médio, sendo um período de poucos avanços. Após a independência e a criação da primeira constituição o ensino primário foi assegurado gratuito a todos os cidadãos, com a transferência da responsabilidade educacional para os estados a educação passou por inúmeras crises e não alavancava chegando a um índice de 65% de analfabetismo. Após a primeira guerra mundial, criação do Ministério da Educação, e a chegada da Era Vargas a educação começa a trilhar caminhos mais definidos , em seguida com a criação da constituição de 1934 fica estabelecido que a educação é um direito de todos e responsabilidade dos poderes públicos e da família, com a valorização do ensino profissionalizante, lançamento da campanha nacional de alfabetização do governo federal, o ensino privado ganhou espaço e notoriedade. Em anos seguintes com o fim da ditadura educadores começaram a discutir e ver a educação brasileira com um olhar mais critico e democrático, posteriormente com a promulgação da Constituição de 1988 e a última versão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, podemos assegurar após todos esse anos de luta que a Educação teve avanços significativos e passou a oferecer um ensino mais qualificado e igualitário. Ainda há muito o que melhorar, na questão de infraestrutura, pagamento e qualificação de profissionais, mas acredito que estamos caminhando para essas conquistas que chegam a cada dia.
...