História Da Educação No Brasil
Artigos Científicos: História Da Educação No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressa450 • 23/3/2015 • 579 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
Unidade 7
Manifestos de educação: ao povo e ao governo
Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova foi escrito e lançado em 1932, por um grupo de 26 educadores que propunha a reconstrução do processo educacional no Brasil, cujo manifesto trazia propostas novas e defendia muitas soluções, as quais foram sendo aplicadas à educação brasileira.
As principais ideias do manifesto eram:
1. A educação é vista como instrumento essencial de reconstrução da democracia no Brasil, com a integração de todos os grupos sociais.
2. A educação deve ser essencialmente leiga, pública, obrigatória, gratuita, e sem qualquer segregação de cor, sexo ou tipo de estudos, e desenvolver-se em estreita vinculação com as comunidades.
3. A educação deve ser “uma só” com vários graus articulados para atender às diversas faces do crescimento humano, porém não quer dizer que o ensino deve ser uniforme e sim múltiplo e de se adaptar às características regionais.
4. A educação deve ser funcional e ativa e os currículos devem adaptar-se aos interesses naturais dos alunos (aptidão) que são o eixo da escola e o centro de gravidade do problema da educação.
5. Os professores devem ter formação universitária, sem exceções.
Dada à importância da gravidade da educação no Brasil, a evolução orgânica do sistema depende de suas condições econômicas, pois é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção sem investimento na preparação intensa da classe cultural e o desenvolvimento de aptidões dos mesmos, o que é fator determinante para o aumento de riqueza de uma sociedade.
O manifesto dos pioneiros fez com que rompessem as formas de pensar e de conduzir a educação através de duas linhas de raciocínio.
O pensamento conservador católico: Defendia que a igreja deveria continuar ditando as regras para a educação e não aceitava a educação para homens e mulheres juntos. O pensamento liberal defendia que a educação pública, gratuita e obrigatória para ambos os sexos e ainda propunha um fundo público para custear a educação, essa ideia inovadora tornou-se um avanço sob a ótica da visão conservadora.
Com os manifestos ao povo e ao governo surge a elaboração da Constituição de 1934 de delegou a responsabilidade de organização e manutenção dos sistemas educativos aos Estados e ao Distrito Federal; e a União ficou responsável por traçar as diretrizes da educação nacional e fixar o plano nacional de educação.
* Estabeleceu a frequência facultativa no ensino religioso para as escolas privadas, primárias e profissionais.
E reafirma com manifestou a educação pública, gratuita, liberal, sem distinção de classes, apoiada nos valores democráticos de liberdade, de cooperação, de cidadania, e convivência com a diversidade étnico-cultural.
* A educação no Brasil era totalmente votada para o trabalho e o desenvolvimento econômico.
A s escolas públicas foram pensadas e criadas para reproduzir a divisão social de classe. Porém, elas podem também ser espaço de transformação em que homens e mulheres possam construir
...