História Do Brasil
Trabalho Universitário: História Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliianamaciel • 17/3/2015 • 953 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
A necessidade de se achar uma rota alternativa as índias fez com que fosse iniciada a expansão marítima. Portugal foi a primeira a iniciar a expansão, onde contornou toda a fica, conquistando novas terras, sendo que uma dessas novas terras foi o Brasil, um território desconhecido que inicialmente não apresentava nenhum interesse a Portugal. O Brasil foi divido entre Portugal e Espanha pelo tratado de Tordesilhas, onde o mesmo estipulava que a oeste seria de Espanha e a lesta de Portugal.
Para se manter o controle sobre a costa brasileira do Brasil, Portugal teve que iniciar uma colonização. O período Pré-colonial (1500-1530) foi um período de ênfase nas colônias tanto as da áfrica como nas que surgiriam futuramente no Brasil. Inicialmente foram iniciadas expedições exploradoras, procuravam-se riquezas minerais.
Para manter um controle sobre a costa do Brasil, Portugal instalou feitorias que eram responsáveis por organizar e fiscalizar a principal atividade econômica da época, a extração do pau Brasil. A extração do Pau-brasil era feita com a ajuda dos índios, que trabalham em troca de pequenas mercadorias como espelhos, facas, ferramentas que eram concebidas pelos portugueses. Essa troca de ‘’favores’’ era conhecida como escambo.
O inicio da colonização (1530-1580) deu-se pela diminuição do comercia com Ásia e áfrica, onde as especiarias já não davam tanto lucro, era necessário encontrar uma nova fonte de riqueza. Esse fato junto com o medo de perder o território brasileiro acelerou a colonização do Brasil.
A administração das colônias se deu pelas Capitanias Gerais e pelo Governo Geral. As capitânias hereditárias eram 15 faixas, que respeitavam o tratado de Tordesilhas, onde as mesmas eram entregues 12 donatários. Os donatários tinham direito de nomear autoridades administrativas e juizes, recebimento de taxas e distribuição de sesmarias e escravos e tinham o dever de se responsabilizar pelo transporte e ajuda aos povoados, alem de garantir monopólios reais, porem as capitânias gerais acabam não dando certo, prosperando apenas a capitania de Pernambuco e São Vicente. O governo Geral foi criado tendo em vista a necessidade de organizar e centralizar a administração colonial, exercendo uma melhor fiscalização e promovendo a defesa das colônias. O 1° governador foi Tomé de Souza que estimulou a vinda dos primeiros padres jesuítas, expedição ao interior da Bahia, introduziu a pecuária, alem de criar engenhos de açúcar. O segundo governador foi Duarte da Costa, homem autoritário, enfrentou problemas com donatários e colonos, trouxe jesuítas, criou o colégio São Paulo. Durante seu governo ocorre a invasão francesa, sofre grande pressão dos donatários e é expulso de seu governo. Mem de Sá foi o terceiro governador, procurou vencer a resistência indígena, aliou-se aos temiminos, expulsou franceses do rio, fundo Rio de Janeiro, expandiu a ação dos jesuítas em missões e introduziu trabalho escravo negro.
Enquanto isso na Europa ocorria uma disputada pela sucessão do trono, o rei da Espanha Felipe II, se dizia com direitos ao trono de Portugal, e quando o rei morre, e Felipe II assume, como rei ele proibi que Portugal tenha qualquer relação econômica com a Holanda ( a mesma financiava, refinava e transportava o açúcar produzido no Brasil, principal atividade econômica de Portugal), é durante essa crise, que Holanda invade a costa brasileira e domina a região nordeste. Depois de anos de luta, os holandeses dispunham de capital e de uma boa frota mercantil, com acesso ao plantio de açúcar do Brasil, os mesmos reproduziram a plantação nas Antilhas. Com o decorrer dos anos, a produção das Antilhas superou e desbancou a do Brasil. Décadas
...