IGREJA LUTERANA NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E PERMANÊNCIA
Monografias: IGREJA LUTERANA NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E PERMANÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Walmar • 19/11/2014 • 4.836 Palavras (20 Páginas) • 420 Visualizações
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL
IGREJA LUTERANA NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E PERMANÊNCIA
WALMAR DA NÓBREGA MACHADO
PATOS - PB
2014
WALMAR DA NÓBREGA MACHADO
IGREJA LUTERANA NO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E PERMANÊNCIA
Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico - apresentado ao Programa de Pós Graduação Latu Sensu, Especialização em História do Brasil das Faculdades Integradas de Patos, como requisito para o cumprimento às exigências para obtenção do título de Especialista.
Orientador: Daniela Medeiros da Silva
PATOS – PB
2014
RESUMO
Esse trabalho corresponde a uma análise sobre o desenvolvimento da Igreja Luterana no Brasil e suas dificuldades de permanência no país. No transcorrer do trabalho vamos compreender que o movimento da reforma não se trata de questionar a importância de Lutero nos acontecimentos religiosos, ele apresentava soluções religiosas às necessidades espirituais de uma cristandade que já não estavam mais satisfeitas com os dogmas nem práticas da Igreja Católica Romana. Portanto, a Reforma Protestante deixa de ser vista como um caso particular de rebeldia de um monge: Martinho Lutero, indignado com a Igreja Católica. E passa a ser observada como uma resposta religiosa as necessidades de uma cristandade que não encontravam soluções para suas angustias religiosas. A reforma não estava nos abusos financeiros da cúria Romana. Nem no estilo de vida, mas, sim, na deficiente instrução religiosa e na insuficiente formação dos pastores de almas, que freqüentemente eram incapazes de ministrar os sacramentos e de apresentar de modo válido a mensagem evangélica. A Reforma Protestante nasceu, provavelmente, deste profundo desnível entre a mediocridade da oferta e a veemência inusitada da procura. Enfim, esta pesquisa passa ao leitor uma rápida abordagem sobre a Reforma Protestante.
Palavras – chaves: Protestantismo- Luteranos- Igreja Luterana no Brasil.
ABSTRACT
This work represents an analysis of the development of the Lutheran Church in Brazil and its difficulties remain in the country. In the course of the work we understand that the reform movement is not about questioning the importance of Luther in religious events, he had religious solutions to the spiritual needs of a Christianity that were no longer satisfied with the tenets or practices of the Roman Catholic Church. Therefore, the Protestant Reformation no longer seen as a particular case of defiance of a monk, Martin Luther, indignant at the Catholic Church. E shall be observed as a religious response to the needs of a Christianity that did not find solutions to their religious anguish. The reform was not in financial abuses of the Roman Curia. Or lifestyle, but rather deficient in religious education and insufficient training of pastors of souls, who were often unable to administer the sacraments and present valid way the Gospel message. The Protestant Reformation was born, probably, this deep gap between mediocrity of supply and demand unusual vehemence. Finally, this research passes the reader a quick approach to the Protestant Reformation.
Keywords: Protestantism- Lutherans- Lutheran Church in Brazil.
SUMÁRIO
1. Introdução 05
2. A Igreja Luterana 06
2.1 Origens da Igreja Luterana e suas características principais. 06
3. Igrejas Luteranas no Brasil 10
3.1 A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Evangélica Luterana no Brasil.
10
3. Considerações finais 17
4. Referências 18
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, baseadas em obras referentes ao século XVI que abordaram as inquietações religiosas de Lutero. O objetivo geral é mostrar o desenvolvimento da Igreja Luterana no Brasil e suas dificuldades de permanência no país. A escolha do tema parte da seguinte indagação: Por que Lutero protestou contra a Igreja Católica? Portanto explorar esse tema é compreender melhor como surgiu essa religião que mudou a vida de tantos fieis.
A origem da Igreja Evangélica Luterana do Brasil tem seus registros datados de 1817, quando ocorreram as primeiras dispersões de luteranos da Alemanha para os Estados Unidos, onde alguns cristãos formaram a Igreja Luterana de Sínodo de Missouri. A partir desta chegada de missionários na América, os conselheiros se preocuparam em enviar pastores para ensino da doutrina no Brasil. Enquanto
...