Idepensencia Da Argentina
Artigo: Idepensencia Da Argentina. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sharon • 29/9/2013 • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 1.487 Visualizações
Instituto de Educação de Minas Gerais
Trabalho de História
Professora: Marília Turma: A
Nome: Juliana Sharon N°: 19
Milene de Paula 23
Izabela aminadabe 17
Laís Bagno 20
ARGENTINA
1. Quando ocorreu a independência desse país?
No dia 9 de julho de 1816, as Províncias Unidas na América do Sul declararam formalmente sua independência da coroa espanhola, concluindo um complexo processo revolucionário de seis anos e iniciando outro, também complexo, que levaria a conformação da Nação Argentina. No ano de 1825, estas províncias trocaram sua denominação pela de Províncias Unidas do Rio da Prata. Finalmente, a Constituição de 1826 instaurou o nome de Nação Argentina.
2. Que grupos participaram desse processo?
Dois grupos participaram do processo de Independência da Argentina: os independestes, que eram á favor da independência do país, e os realistas, que defendiam a continuidade da dependência da América espanhola do rei da Espanha. Depois de quinze anos de guerra, os independestes obtiveram a vitória, liderados pelo General José de San Martín, conseguindo assim consolidar a independência da Argentina. Esse fato colaborou para que outros países da América do Sul se tornassem independentes. Outras dois importantes líderes para a vitória dos independestes foram Manuel Belgrano e Bernardo O’Higgins.
(José de San Martín) (Bernardo O’Higgins)
(Manuel Belgrano)
-Bibliografia-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Independ%C3%AAncia_da_Argentina
http://www.csvp.g12.br/EM/materiais/EM/AmericaLatina1EM/Argentina.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Belgrano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_San_Mart%C3%ADn
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_O%27Higgins
3. O que motivou esses grupos a lutarem pela independência e quais os seus objetivos?
Somente uma parte menor destes confrontos se deu no território da Argentina atual. A maior parte ocorreu nos territórios do antigo Vice-Reino do Rio da Praia, e que ao fim da guerra ficou de fora das Províncias Unidas, ou em outras regiões do continente que nunca pertenceram a esse vice-reino, tal como o Chile, Peru e Equador.
Não obstante, em todos os casos considera-se que os grupos que se enfrentaram lutavam não só pela situação de destes territórios, mas também pela soberania nacional sobre o território que havia pertencido ao Vice-Reino da Prata. Também houve confrontos marítimos, em algumas ocasiões em águas muito distantes do continente americano.
-Bibliografia-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina#Cultura
4. Quais os principais fatos do processo de independência desse país?
Denomina-se Guerra de Independência da Argentina ou das Províncias Unidas do Rio da Prata ao conjunto de combates e campanhas ocorridos durante as guerras de independência hispano-americanas que ocorreram em diversos países da América do Sul, dos quais participaram as forças militares das Províncias Unidas do Rio da Prata, um Estado que sucedeu ao Vice-Reino do Rio da Prata e que antecedeu a República Argentina.
Podem ser destacadas três frentes militares principais:
• a frente oriental ou do litoral, sobre os rios da bacia do Praia, que inclui campanhas no Paraguai, na Banda Oriental, na Mesopotâmia argentina e os combates navais do Rio da Prata e seus afluentes;
• a frente norte, com combates nas províncias do Alto Peru e a Intendência de Salta do Tucumán;
• e a frente dos Andes, que inclui a ação ofensiva sobre as posições monarquistas na Capitania Geral do Chile, no Vice-Reino do Peru e naPresidência de Quito (Equador).
-Bibliografia-
http://brainly.com.br/
5. Como ficou organizado o pais após independência e que grupos da sociedade tiveram seus interesses atendidos?
Em 1812 as vitoriosas batalhas em que Manuel Belgrano libertou Tucumán e Salta asseguraram o êxito da independência e permitiram que José Gervasio Artigas reunisse o primeiro Congresso da Independência em Arroyo de La China, atual Concepción, Uruguai, em março e abril
...