Infraestruturas que favorecem o desenvolvimento da microrregião
Por: sgtnandi • 9/5/2018 • Resenha • 325 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Infraestruturas que favorecem o desenvolvimento da microrregião:
O baixo vale do Itajaí possui uma serie de infraestruturas que possibilitam ainda mais o desenvolvimento da microrregião. Possui forte atividade pesqueira e um complexo portuário Itajaí/Navegantes, o segundo maior do país em movimentação de contêineres. É uma das mais importantes estruturas da microrregião. As tabelas a seguir mostram como foi o acumulo de exportações e importações movimentadas pelo porto de Itajaí no ano de 2015:[pic 1]
[pic 2]
Devido à esta atividade a região possui um grade numero de agências de cargas, despachantes aduaneiros, comércio exterior, comércio/ aluguel e reparo de contêineres e empresas de transporte rodoviário, gerando assim uma grande taxa de empregos e impostos. A região também é conectada por duas grandes malhas viárias importantes, a BR 101 que segue no sentido norte-sul por praticamente todo o litoral leste brasileiro, SC 470 que faz ligação do Planalto e do Oeste catarinense ao litoral, BR 486 facilitam o acesso ao porto de Itajaí.
Potencial econômico:
No baixo Vale do Itajaí predominam as atividades ligadas ao porto de Itajaí e ao complexo turístico, onde se destaca a cidade de Balneário Camboriú, é um dos principais polos turísticos do estado. O setor primário é bem diversificado e contribui significativamente com alguns produtos que colocam o estado na dianteira nacional. Dentre estes produtos, destacam-se o milho, arroz, fumo, banana e a cebola, além da criação de frangos, suínos e bovinocultura de leite. O setor secundário apresenta duas características: por um lado, é bastante especializado (indústrias têxteis e de confecções) e, por outro, é bem diversificado (mecânica, metal-mecânica, de materiais elétricos, do fumo, etc.). Na região de Itajaí avançou bastante a indústria de pescados. O setor terciário cresceu muito, principalmente atividades relacionadas ao setor de turismo, tanto do turismo litorâneo como das atividades turísticas relativas às tradições culturais de vários municípios da região. Além desse setor, destacam-se as atividades de serviços relativas ao complexo portuário e ao comércio regional.
...