Metalurgia em Corumbá MS
Por: abdiel7 • 26/6/2015 • Bibliografia • 561 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
Titulo: História e desenvolvimento das empresas metalúrgicas em Corumbá
Aluno: Abdiel Kelvyn das Graças Cunha Espinosa
Orientador: Gilson Lima
Resumo
A cidade de Corumbá é um reflexo da dinâmica da economia internacional e do processo de desenvolvimento nacional. O município está entre os maiores produtores de minério de ferro do país e um dos produtores de manganês, que estão entre as melhores quanto aos índices de qualidade. A proposta de constituição de um pólo-siderúrgico em Corumbá foi retomada nos últimos anos devido a demanda por minerais metálicos, que se acentuou a partir de 2000. Quanto ao transporte hidroviário as dificuldades de navegabilidade estão relacionadas ao período de seca e alguns trechos da hidrovia não comportam o tamanho das embarcações. O transporte ferroviário ainda representa um obstáculo a mineração devido as condições operacionais da via férrea. A alternativa energética em torno do gás natural boliviano não se consolidou devido à instabilidades políticas e econômicas da Bolívia. Em Corumbá está localizada a Vale, uma das maiores empresa de mineração do mundo que desde 2009, ao adquirir a Mineração Corumbaense Reunidas da Rio Tinto, monopoliza a produção e impõe sua estratégica de mercado no município, de não agregar valor ao minério de ferro, representando um adiamento na viabilização do pólo siderúrgico.
Palavras-chave 1: História e desenvolvimento
Palavras-chave 2: metalúrgicas
Palavras-chave 3: Corumbá
Introdução
Uma tentativa histórica de alavancar o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, datando anterior à divisão estadual, o pólo mineral siderúrgico em Corumbá poderia acentuar as implicações ao meio ambiente já existentes decorrentes da atividade mineradora. Este trabalho se propôs a discutir a congruência da implantação do pólo mineral siderúrgico em Corumbá como alternativa para um desenvolvimento sustentável. O pólo mineral siderúrgico em Corumbá surgiu como uma opção para o desenvolvimento sustentável do município e região. Diante disso, os impactos ambientais, conseqüência de sua implantação e ampliação, precisam ser considerados. A atividade mineradora provocou alterações na biodiversidade e sociodiversidade da região. É uma atividade extrativista cuja produção surge a partir de recursos naturais geralmente não renováveis. Suas conseqüências, como se constatou, incidiram direta ou indiretamente sobre o solo, o ar, a água, a fauna, a flora e a população humana que habitavam a região. A intenção das autoridades públicas em dinamizar o setor de mineração no Estado de Mato Grosso do Sul preocupa-se ainda, apenas com a sua viabilidade econômica de curto é médio prazo.
Objetivos
Este projeto tem por objetivo analisar o desenvolvimento da atividade mineral em Corumbá e, e sua relação com o desenvolvimento econômico nacional. O município está entre os maiores produtores de minério de ferro do país e um dos produtores de manganês. A competitividade da atividade de mineração requer formas mais rápidas e eficazes no deslocamento no espaço.
Metodologia
Neste projeto será realizada a análise do processo de desenvolvimento da atividade metalúrgica na cidade de Corumbá, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e busca de informações com cidadões envolvidos com a área.
...