Metodo De Pesquisa
Casos: Metodo De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitalenoar • 29/8/2013 • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 817 Visualizações
O método é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e a explicação de fenômenos. Esses procedimentos se assemelham ao método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpretá-las com base nas relações encontradas, fundamentando-se nas teorias existentes.
Há dois grandes métodos de investigação: Quantitativo e o Qualitativo.
A natureza do problema e seu nível de aprofundamento determinarão a escolha do método.
Método Quantitativo
É caracterizado pelo emprego da quantificação nas modalidades de coletas de informações e no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas.
O método quantitativo representa a intenção de garantir a precisão dos resultados, com o objetivo de evitar distorções de análise de interpretações.
Método Qualitativo
O método qualitativo se justifica por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno.Metodologia é a descrição detalhada dos métodos, técnicas e processos seguidos na pesquisa, explicando as hipóteses ou pressupostos, população ou amostra, os instrumentos e a coleta de dados.
Os métodos inéditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados e suas vantagens apontadas em relação a outros autores. Novas técnicas podem ser descritas com detalhes, inclusive novos equipamentos ilustrados com fotografias e desenhos.
Neste capítulo será apresentado os métodos e procedimentos adotados para o desenvolvimento do trabalho. Este capítulo é de extrema importância, pois as conclusões e achados de uma pesquisa terão pouca validade científica se a forma como se chegou a eles carecer de cientificidade. O pesquisador precisa usar métodos cientificamente aceitos na busca pela compreensão do mundo.
Para que o trabalho tenha qualidade, deve usar métodos que façam sentido para os outros pesquisadores da área, lidando com problemas semelhantes. O rigor na apresentação dos detalhes dos procedimentos metodológicos adotados imprime confiança no leitor, pois significa que a pesquisa foi realizada com a exatidão necessária para que se possa acreditar nos resultados obtidos.
A metodologia escolhida deve ser aquela que será mais adequada ao seu objeto de estudo e à abordagem aplicada.
Há dois métodos principais:
1) Quantitativo, que é o uso de instrumental estatístico, de dados numéricos; e
2) Qualitativo, que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados, durante a análise do problema.
A taxonomia de verbos para uso em metodologia (verbos de ação) a seguir foi fornecida pela profa. Alcenir dos Reis.
Conhecimento: Apontar; Calcular; Classificar; Definir; Descrever; Distinguir; Enumerar; Enunciar; Especificar; Estabelecer; Exemplificar; Expressar; Identificar; Inscrever; Marcar; Medir; Nomear; Ordenar
Reconhecer; Registrar; Relacionar; Relatar; Repetir; Sublinhar; Evocar.
Compreensão: Concluir; Deduzir; Demonstrar; Derivar; Descrever; Determinar; Diferenciar; Discutir; Estimar; Exprimir; Extrapolar; Ilustrar; Induzir; Inferir; Interpolar; Interpretar; Localizar; Modificar; Narrar; Preparar; Prever; Reafirmar; Relatar; Reorganizar; Representar; Revisar; Traduzir; Transcrever.
Aplicação: Aplicar; Demonstrar; Desenvolver; Dramatizar; Empregar; Esboçar; Estruturar; Generalizar; Ilustrar; Interpretar; Inventariar; Operar; Organizar; Praticar; Relacionar; Selecionar; Traçar; Usar.
Análise: Analisar; Calcular; Categorizar; Combinar; Comparar; Contrastar; Correlacionar; Criticar; Debater; Deduzir; Diferenciar; Discriminar; Discutir; Distinguir; Examinar; Experimentar; Identificar; Investigar; Provar.
Síntese: Compor; Comunicar; Conjugar; Construir; Coordenar; Criar; Desenvolver; Dirigir; Documentar; Escrever; Especificar; Esquematizar; Exigir; Formular; Modificar; Organizar; Originar; Planejar; Prestar; Produzir; Reunir; Sintetizar.
Avaliação: Argumentar; Avaliar; Comparar; Contrastar; Decidir; Escolher; Estimar; Julgar; Medir; Precisar; Selecionar; Taxar; Validar; Valorizar.
Métodos
As informações a seguir foram elaboradas pelo prof. Maurício Barcellos Almeida, e gentilmente cedidas para fazer parte deste Manual:
Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.
Todo homem é mortal (premissa maior)
Pedro é homem (premissa menor)
Logo, Pedro é mortal (conclusão).
Método indutivo: método empirista, o qual considera o conhecimento como baseado na experiência; a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta e é elaborada a partir de constatações particulares.
Pedro é mortal.
João é mortal.
José é mortal.
Carlos é mortal.
Ora, Pedro, João, José e Carlos são homens.
Logo, (todos) os homens são mortais.
Método hipotético dedutivo (Poper, K.): se o conhecimento é insuficiente para explicar um fenômeno, surge o problema; para expressar as dificuldades do problema são formuladas hipóteses; das hipóteses deduzem-se consequências a serem testadas ou falseadas (tornar falsas as consequências deduzidas das hipóteses);
...