TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comercio De Vidas Humana

Artigos Científicos: O Comercio De Vidas Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  2.271 Visualizações

Página 1 de 4

O COMÉRCIO DE VIDAS HUMANAS

A escravidão é uma prática bastante antiga e diversificada em suas formas e nos povos que a adotaram. Já vimos, por exemplo, que mesopotâmicos, gregos, romanos, astecas e incas entre muitos outros povos costumavam transformar em escravos os adversários derrotados em conflitos armados.

No caso do comercio escravista de africanos, sabe-se que os árabes, muito antes dos europeus, já adquiriram africanos no centro sul da África para negocia-los no na região do Mediterrâneo oriental. Entre os fatores que favoreciam esse comercio,podemos citar os conflitos entre povos dessa região,certos grupos africanos costumavam prender seus rivais para depois vende-los como escravos aos comerciantes.

Os portugueses foram os primeiros a realizar o comercio de escravos africanos através do atlântico, seguidos por holandeses, ingleses e franceses. Isso foi possível depois de os portugueses terem dominado muitas regiões no litoral da África. Devido ao trafico negreiro, milhões de africanos acabaram desterrados, arrancados da África e escravizados. Segundo o historiador PATRIK MANNING, alem do trafico, outras condições (epidemias, secas, fome) dificultaram o crescimento da população africana ate o século xx, pois o numero dos que nasciam era praticamente igual a soma dos que morriam e dos que eram vendidos como escravo para f0ora do continente.Os estragos do trafico foram,porem,incomensuravelmente mais dramático do que essas estimativas.Basta lembrar que o preço de cada escravo vendido em terra do Islame ou desembarcado nas Américas era o de vários seres humanos,que morriam nos ataques armados,nas caminhadas do interior para o Sael e para a costa,na espera junto aos caravançarás e aos portos e na viagem através do Saara,do mar Vermelho,do Indico e do Atlântico.O comercio negreiro desorganizou muitas sociedades africanas,afetou-lhes a produção,corrompeu lealdades,tradições e princípios.partiu linhagens e famílias,disseminou continente afora a insegurança e o medo.Em relação a nosso pais,as estimativas elaboradas pelo historiador HERBERT KLEIN apontam o desembarque de cerca de 4 milhões de africanos,entre 1531 e 1855.

ESCRAVOS NO BRASIL

Por meio do trafico negreiro, chegaram ao Brasil indivíduos de diversas regiões da África. Entre os principais Grupos africanos trazidos para o Brasil destacaram-se.

.Os Banto-Originários da África central, geralmente de angola e do congo; foram levados principalmente para Pernambuco, Rio de janeiro e Minas gerais.

.Os Sudaneses provinham das regiões africanas de Daomé (Benin), Nigéria e guiné, na África ocidental; foram levados principalmente para Bahia.

Nos séculos XXVII e XXVIII, os africanos de origem sudaneses eram comparados por um preço maior,pois muitos senhores do Brasil os consideravam mais fortes e inteligentes que o demais.Entretanto,esses escravos também foram os lideres de muitas revoltas,especialmente nos séculos xviii e xix.Devido a isso e a limitações impostas aos traficantes no século xix,os africanos bantos passaram a ser mais procurados.Os senhores os consideravam mais pacíficos e adaptados ao trabalho.

Chegando ao Brasil, os africanos que sobreviviam a viagem nos navios negreiros eram vendidos, geralmente ao próprio porto, em leilões. Pouco tempo depois, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com