O DESCOBRIMENTO DO BRASIL OU CONQUISTA
Por: Zima K. Hummel • 15/9/2019 • Monografia • 5.544 Palavras (23 Páginas) • 178 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Curso de graduação em História
Silmara Maria Cardozo de Almeida
DESCOBRIMENTO DO BRASIL OU CONQUISTA
Itapeva – SP
2019
Silmara Maria Cardozo de Almeida
DESCOBRIMENTO DO BRASIL OU CONQUISTA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional – Uninter, orientado pelo professor como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em História.
Itapeva\SP
2019
DESCOBRIMENTO DO BRASIL OU CONQUISTA
ALMEIDA, Silmara Maria Cardozo de
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade de questionar a utilização do termo ‘’ descobrimento do Brasil. Com a vinda dos portugueses houve um descobrimento ou início de um processo de conquista territorial e imposição cultural dos diferentes povos indígenas povoadores da região. Analisando a questão sob outros pontos de vista com o processo de colonização portuguesa houve mudanças no modo de vida dos indígenas alterando o meio ambiente e constituindo-se novas relações sociais e econômicas. No intuito de construir uma nova visão sobre o termo descobrimento do nosso país apropriando de fatos históricos para elaborar conceito de valorização da cultura indígena deixando de lado a visão eurocêntrica da história. Em que, os procedimentos práticos utilizados foram estudos bibliográficos sobre; a imposição cultural dos europeus aos povos indígenas durante o processo de colonização do Brasil. Sendo realizada a pesquisa através de leitura a partir de livros, artigos, fontes eletrônicas como sites e outros.
Palavras-chave: História. Colonização. Indígenas. Aculturação.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade de questionar a utilização do termo descobrimento do Brasil, pois com a vinda dos portugueses houve um descobrimento ou início de um processo de conquista territorial e imposição cultural dos diferentes povos indígenas povoadores da região.
Durante muito tempo o conceito desta termologia foi transmitido por vários historiadores como uma visão heroica dos feitos do conquistador tornando corrente o uso da expressão descobrimento, onde a história do Brasil se inicia a partir do momento em que as caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral chegou a um imenso e rico território que mais tarde viria chamar-se Brasil.
Analisando a questão sob outros pontos de vista, com o processo de colonização portuguesa houve mudanças no modo de vida dos indígenas alterando o meio ambiente e constituindo-se novas relações sociais e econômicas. Afinal o Brasil foi descoberto ou conquistado?
A data comemorativa chamada de descobrimento do Brasil, comemorada no dia 22 de abril, alude ao fato de a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, nesse dia, avistar a costa brasileira. Durante muito tempo o conceito descobrimento foi transmitido por vários historiadores como uma visão heroica dos feitos do conquistador tornando corrente o uso da termologia descobrimento.
A utilização desse termo, mesmo que inconscientemente, revela uma visão eurocêntrica do fato, como se a história do Brasil se inicia a partir da chegada dos portugueses a esse imenso e rico território.
O continente americano foi habitado por diversos povos antes da chegada dos europeus no século XV. A utilização do termo revela a ignorância desse fato.
Além de encobrir que esse fato foi o início de um processo de dominação, exploração e aculturação dos povos indígenas. Tendo em vista que durante o processo de colonização portuguesa houve mudanças no modo de vida dos indígenas alterando o meio ambiente e constituindo-se novas relações sociais e econômicas.
A sociedade em geral quando questionada sobre a chegada dos portugueses ao Brasil tem uma visão eurocêntrica sobre o acontecimento denominando-a como ‘’descobrimento’’ não conquista exaltando as ações dos europeus, ignorando a presença de mais de cinco milhões de indígenas com suas diversidades culturais, que já habitavam o Brasil muito antes da chegada dos portugueses.
Utilizando referência de livros, sites, documentos históricos, estatísticas, o presente trabalho tem o objetivo de analisar que a vinda de Pedro Álvares Cabral ao território brasileiro representou o início de uma conquista de terras, domínios, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente e consequentemente gerando conflitos entre esses povos que partilhavam modo de viver e cultura distinta no qual o europeu procurou cristianizar e escravizar esses nativos no seu processo colonizador.
Constata-se que a partir de análises da historiografia brasileira sobre os aspectos da colonização portuguesa a superioridade de etnias sempre esteve presente na história das civilizações afetando principalmente povos indígenas.
Para Prezia (2002) a história sempre foi escrita pelos vencedores e uma mudança de foco ocorrera quando a sociedade brasileira mudar também.
No entanto, para desmitificar a termologia aceita pela sociedade de o que o Brasil foi descoberto negligenciando a presença dos povos indígenas, para que mesma possa refletir e mudar seu conceito sobre esse ponto de vista colocado em livros didáticos e até mesmo em uma data comemorativa se faz necessário conhecer o contexto histórico em que as civilizações estavam inseridas.
Para desmitificar a termologia aceita pela sociedade de que o Brasil foi descoberto levando a mesma a refletir sobre esse ponto de vista colocado em livros didáticos e até mesmo utilizado no nome de uma data comemorativa. E, com isso, analisar o que a chegada de Cabral ao território brasileiro representou mais o início de uma conquista de terras, domínios, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente. Consequentemente gerando conflitos entre povos que partilhavam modos de viver e cultura distinta, no qual o europeu procurou cristianizar e escravizar os nativos no seu processo colonizador.
...