O Estágio Portfólio
Por: cint7 • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 53 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SUPERIOR DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
CINTIA ROSANA MELLO FONTOURA
Historiografia e noções de trabalho.
[pic 3]
URUGUAIANA/RS
2022
CINTIA ROSANA MELLO FONTOURA
Historiografia e noções de trabalho.
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso superior de Licenciatura em História da Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de História Antiga; História Medieval; Historiografia; História da América; Trajetórias e Perspectivas do Ensino de História; Ed - Empreendedorismo; Fundamentos de Sociologia Para Ciências Humanas (Dependência).
Professores:
Fabiane Tais Muzardo
Julho Zamariam
Igor Guedes Ramos
Érica Ramos Moimaz
Maria Gisele de Alencar
URUGUAIANA/RS
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 4
2.1 Historiografia: estudo e descrição da história……………………………….… 4
2.2 Noções de trabalho nas sociedades antigas, na antiguidade clássica e na idade média……………………………….................................................................... 4
2.3 O trabalho indígena na américa latina colonial: escravidão e servidão coletiva….……………................................................................................................ 5
2.4 Atividade………………………………………………………………………………. 6
3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 7
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 8
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver a análise do tema Historiografia e noções de trabalho. Para isso, o desenvolvimento do presente artigo foi dividido em 3 subseções a fim de analisar diferentes aspectos. A primeira faz uma análise sobre as noções de trabalho nas sociedades antigas, na idade média e na américa espanhola. O segundo sub-capítulo discorre sobre o trabalho indígena na américa latina: escravidão e servidão coletiva. No terceiro subcapítulo deste artigo, encontra-se uma análise acerca da evolução do conceito de trabalho através da história e sua percepção pelo trabalhador nos dias atuais. Por fim, conclui-se que a trajetória histórica do conceito de trabalho é ampla, com vários aspectos históricos, culturais e sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Historiografia: estudo e descrição da história.
A historiografia pode ser considerada uma forma de meta-história, a palavra história tem origem grego que significa “conhecimento adquirido pela investigação”. A existência de fontes históricas fornece informações valiosas sobre o passado, historiógrafos tendem a diferenciar essas fontes em termos de histórias escritas e orais, a história oral é mais dinâmica porque se espalha através do boca a boca, em contrapartida, a história escrita é fixa e enfatiza o registro dos fatos. A historiografia tenta colocar essas várias fontes em um contexto específico, o historiador não apenas aceita o conteúdo de uma fonte, mas traça a fonte em busca de vários motivos em sua formação; uma fonte histórica concebida de dentro de uma determinada perspectiva e com um objetivo preciso ligado à sua própria produção, os eventos históricos podem ser vistos como tendenciosos pelas particularidades de sua gravação e apresentação.
O historiador age como um detetive de história buscando desvendar a lógica da produção da história, uma das perguntas que o pesquisador deve fazer-se é como alguns fatos permanecem incluídos ou excluídos da história, as inclusões ou exclusões podem ser encontradas comparando diferentes relatos de um único evento e ao contrastar essas fontes pode-se entender não só o evento de uma perspectiva menos tendenciosa, mas identificar a perspectiva precisa do compositor da fonte. De acordo com essa perspectiva a historiografia delineia as influências culturais ou ideológicas dentro de uma fonte, os historiadores podem classificar a história em termos de categorias, como a historiografia cristã ou a historiografia grega antiga, isso permite que o historiador procure tendências na escrita histórica dentro de uma determinada estrutura que ilumine uma maneira particular de escrever a história. A historiografia, portanto, não concebe a história como o registro objetivo dos acontecimentos, mas como um meio que elucida o modo de vida do produtor da fonte histórica.
...