O FRACASSO ESCOLAR
Por: samaraalves234 • 14/11/2022 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
FRACASSO ESCOLAR
O fracasso escolar se efetiva quando o processo ensino-aprendizagem não acontece satisfatoriamente, quando não se efetiva uma transformação qualitativa nos sujeitos aprendentes, quando não se acolhem as diferenças, quando não se opta por uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro.
Para compreender essa ação docente buscamos entender a relação de posição, fruto da hierarquização que acontece na instituição escolar, relação que é entendida pela crença comum de que o professor guarda algo que outros carecem. Nessa perspectiva, o que o professor ensina, apresenta-se como algo que deve ser copiado pelo aluno e quanto mais fiel a cópia, melhor era considerado o desempenho do aprendiz, sem refletir sobre o contexto, sem considerá-lo como sujeito e construtor de seu aprendizado, uma vez que as propostas de trabalho são apenas desencadeadas pelo professor. Dessa forma, o professor costumava "pensar pelo aluno", sentindo-se o centro do processo e antevendo ou prevendo o que deveria conhecer ou descobrir e, ainda, determinando o tempo em que a aprendizagem deveria ocorrer, sem respeitar as diferenças e as individualidades dos alunos.
Sendo assim, é importante levar em consideração que a mediação do professor no processo de aprendizagem se dá quando oportuniza ao aluno criar seu próprio projeto, a partir de uma indagação inicial e não quando apresenta seu projeto de ensino. Cabe ao professor, portanto, oferecer espaços de reflexão nas situações de aprendizagem, permitindo aos alunos construir conceitos sem a preocupação em classificá-lo em bons ou ruins, em capacitados e não capacitados, mas, ao contrário, perceber o todo, estabelecer relações significativas entre informações e conhecimentos, deixar o aluno expressar seu pensamento, encontrando situações mobilizadoras e que tenham sentido para o aprendiz.
Finalmente, considera-se a necessidade de buscar alternativas para a compreensão do fracasso escolar, pois a relevância social deste estudo expressa-se, justamente, no sentido de buscar alternativas para superação de lacunas existentes entre a formação docente, a prática pedagógica e a visão que o professor tem sobre o fracasso escolar, para que o mesmo possa ser vencido e do chão da escola possa emergir a vitória do trabalho cotidiano escolar, difícil, mas viável, de forma a possibilitar, aos que nela chegam, o sucesso na escola e na vida.
...