O Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática
Por: lourdeslds88 • 29/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.568 Palavras (7 Páginas) • 150 Visualizações
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Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial, devido a Pandemia Covid-19
(De acordo com a BNCC)
Imagine-se como Professor: Você deverá elaborar um Plano de Aula para ser desenvolvido em uma aula não presencial, considerando o contexto da Pandemia Covid-19.
TEMA: Migração nordestina do século XX
PROFESSORA: Renata Lima de Souza
ALUNO: 3º ano do Ensino Médio
ESCOLA / INSTITUIÇÃO: Claretiano – Colégio São José de Batatais
DATA DA ELABORAÇÃO: 22/11/2021.
1. Título da aula: Migração nordestina do século XX: representações nordestinas no repertório de Maria Bethânia. |
2.Tempo necessário: 1 Aula. |
3. Etapa de ensino ( ) Ensino Fundamental ( anos iniciais) ( ) Ensino Fundamental ( anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos ( x ) Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos |
4.Ano ou série da etapa de ensino Ensino Fundamental (anos iniciais): 1º ano ( ) 2º ano ( ) 3º ano ( ) 4º ano ( ) ou 5º ano ( ) Ensino Fundamental (anos finais): 6º ano ( ) ou 7º ano ( ) ou 8º ano ( ) ou 9º ano ( ) Ensino Médio: 1º ano ( ) ou 2º ano ( ) ou 3º ano (x) |
5. Objetivos da aula e Competências e Habilidades que serão trabalhadas na aula: 5.1. Objetivos da aula: Identificar na música popular brasileira, mais especificamente no repertório de Maria Betânia, representações histórico-sociais acerca dos problemas enfrentados pelos nordestinos na primeira metade do século XX devido ao êxodo dos seus estados natais em direção ao centro-sul do país. Desta maneira, o plano de aula busca evidenciar os desafios/problemas da migração brasileira. 5.2. Competências Específicas; Conhecimento; Pensamento cientifico, crítico e criativo. Argumentação; Repertorio Cultural; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania; 5.3.Habilidades a serem desenvolvidas: (EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. |
6. Área do Conhecimento (indicado pelos números e Componente Curricular (entre parênteses) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE ÁREA 2 |
7. Conteúdo: Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento (Conteúdos). » Os deslocamentos populacionais em diferentes contextos históricos. » Os tipos de migração (pendular, sazonal, transumância, êxodo rural e urbano, intraurbana, nomadismo e diáspora). » Os processos migratórios no Brasil e no mundo em diferentes contextos temporais. » A crise migratória no mediterrâneo: o refúgio, a apatridia e os deslocamentos forçados. » Migrações, territorialidades e conflitos socioespaciais: fluxos, rotas e fronteiras. » Mundialização do capital e a liquidez das relações: o lugar antropológico, o não-lugar e as heterotopias. » Formas de Governo: Democracia, Aristocracia, Oligarquia, Tirania, regimes totalitários. » Regimes Econômicos: Liberalismo e Socialismo. » Modernidade líquida. |
8. Estratégia de Ensino Identificar nas canções problemas de adaptação dos nordestinos aos grandes centros; Historicizar canções e performance das versões utilizadas na aula; Observar o nordeste, representado na música popular, como um espaço de saudade, por quem o deixou e como o espaço da seca e escassez; Compreender a primeira metade do século XX como um dos momentos de maior migração brasileira e os seus motivos; |
9. Detalhamento da Aula Esta aula será realizada de maneira Síncrona, porém a mesma estará disponível em gravação de vídeo para o acesso assíncrono daqueles alunos, que não puderam a acompanhar ao vivo. A aula iniciará com a apresentação do Tema e a introdução da canção Carcará, busca-se tratar e dar dimensão, por meio dos dados que estão na letra, do alto índice de migração brasileira e do êxodo nordestino. A Música traz aspectos que evocam a força da população nordestina em relações às dificuldades desse processo, e os compara ao carcará, ave típica de regiões secas. Cabe pensarmos aspectos instrumentais e de performance da versão utilizada (A seriedade e o peso da canção que a intérprete demonstra ter). Durante o tempo em que os alunos estarão acompanhando o vídeo da música, disponibilizarei o slide com os dados da canção Carcará, para que todos acompanhem e notem esses pontos na letra. Terminada a música realizarei um breve comentário a respeito dos pontos destacados no slide, vou historicizar a música (evidenciado o cunho político e o momento em que foi cantada no Teatro Opinião). Pedirei para que todos façam anotações desses pontos para uma reflexão com outra música que utilizaremos em seguida. Feitas as considerações e anotações por parte dos alunos, irei distribuir aos alunos o PDF com os textos de Ângela de Castro Gomes e Claudio Batalha, ambos tratam das migrações brasileiras a partir da primeira república e apresentarei a eles trechos das músicas Viola meu Bem, Viola, Lamento sertanejo/vira mundo e Marinheiro só também de Maria Bethânia. Chamarei a atenção dos alunos para como essas canções tratam do nordestino e as suas representações na grande cidade, evocam a saudade e a inadequação aos costumes metropolitanos. Buscarei provocar empatia na turma, ao tratar as agruras das péssimas condições dos trabalhadores, buscando ouvir as opiniões dos estudantes em relação às canções. Nesse momento, pedirei a cada aluno que em casa utilizem uma folha de seus cadernos para que possam fazer uma interpretação de uma das canções e apresentadas, à luz das primeiras discussões e do tema da aula. Em uma folha o aluno deverá escrever suas impressões sobre a canção e possíveis discussões/inquietações que a canção trouxe a ele. Caberá aos alunos escolherem as canções que vão considerar nessa breve analise. Em seguida a turma retornará das interpretações das canções para discuti-las. Vou convidar aluno por aluno para que tenha a palavra por alguns minutos e diga o quais foram suas considerações, poderemos discutir todos juntos, cada consideração. Meu objetivo nesse momento é desnaturalizar preconceitos sobre o nordeste e os nordestinos, entender o nordeste como uma construção política que busca atender necessidades de cada época e aproximar os estudantes da realidade dos emigrantes. Para esse momento teremos como apoio o livro: A invenção do nordeste e outras artes, de Durval Muniz. Evidencia-se, nesse momento, representações de um nordestino que resiste apesar que qualquer problema. Ao final dessa etapa espera-se que os alunos estejam mais capares de valorizar as culturas presentes no nordeste e as dificuldades enfrentadas ainda hoje no que se refere a fome e à seca. |
10. Recursos/materiais Fontes históricas (link); PDFs livros; Whatsapp; Internet; Hangout; Google meet; Maria Bethânia - Carcará - https://www.youtube.com/watch?v=zeiv6B_BPRU Maria Bethânia - Lamento Sertanejo - https://www.youtube.com/watch?v=yORh_srw84o Maria Bethânia - Marinheiro Só - https://www.youtube.com/watch?v=ZHD0zEVTS0g Mariene de Castro - Viola Meu Bem - https://www.youtube.com/watch?v=V_aonAg_084 Maria Bethânia, Toquinho & Vinícius - Viramundo - https://www.youtube.com/watch?v=OQEBMnHzkik |
11.Sugestão de trabalho interdisciplinar De forma assíncrona a aula vou deixar proposto que os estudantes deverão pesquisar quais outros artistas, sejam da música, das artes plásticas, da literatura ou do teatro que trabalham essa temática da migração nordestina. Pedirei que façam um relato de como esses artistas tratam esse acontecimento e qual o tipo de visão eles abordam sobre o tema em suas obras. O que eles relatam sobre as condições naturais, econômicas, ambientais, sociais, políticas e financeiras que ocasionaram esse movimento migratórios. Essa atividade será enviada a professora por meio de e-mail ou Whats app. Dessa maneira estaremos contemplando os componentes curriculares de educação em educação ambiental (Lei nº 9.795/1999, Parecer CNE/CP nº 14/2012 e Resolução CNE/CP nº 2/201218), educação alimentar e nutricional (Lei nº 11.947/200919) saúde, vida familiar e social, educação para o consumo, educação financeira, trabalho, ciência e tecnologia e diversidade cultural (Parecer CNE/CEB nº 11/2010 e Resolução CNE/CEB nº 7/201023). |
12. Avaliação Avaliação: Formativa Instrumento Avaliativo: Os estudantes serão avaliados por meio de suas participações orais, por meio de sua participação na escrita das interpretações das canções e do compartilhamento das impressões acerca das canções. Na hora da exposição oral, vou fazer uma consideração avaliativa se os alunos conseguiram sintetizar o resultado das suas análises, procurando realizar associações dos temas, contextualizando o assunto e organizando as informações. |
13. Referências ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 1999. BATALHA, Cláudio. Formação da Classe operária e projetos de identidade coletiva. IN FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. (orgs.) O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente: da proclamação da república à Revolução de 1930. 10. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. Pp. 215-272. OLIVEIRA, Lucia Lippi. “A conquista do espaço: sertão e fronteira no pensamento brasileiro”. História, Ciência, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. V, jul. 1998, p. 195- 215. OLIVEIRA, Lucia Lippi. Política Nacional de Cultura: dois momentos em análise – 1975 e 2005. In: GOMES, Ângela de Castro (Org.). Direitos e cidadania: memória, cultura, patrimônio. Rio de Janeiro: FGV, (no prelo). |
14. Etapas para preparar a aula não presencial. Pesquisa de temas apropriados aos alunos com os quais trabalharei. Pesquisa de bibliografias que possam me orientar quanto a temas relacionados as competências. Escolha de contextos históricos para a aplicação do tema e dos objetivos a serem alcançados. Escolha da Sistematização da aula. A aula é por ensino remoto Síncrono, pois será realizada através da plataforma de interação online da instituição, e ficara disponível para o ensino assíncrono, para aqueles alunos que não puderem assistir a mesma ao vivo, sem qualquer prejuízo na aprendizagem do mesmo. |
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