TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE FRAZ KAFKA

Artigo: O PROCESSO DE FRAZ KAFKA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

1. Resumo do Livro

“O Processo”

De Franz Kafka

Neste livro o autor narra a história do Sr. Joseph k. que um dia ao acordar esperando que Ana a cozinheira da Senhora Grubach que era a proprietária da pensão onde mora, fosse lhe trazer o café da manhã, não aparece. Logo batem a sua porta e é deparado com dois homens que Lhe dão voz de prisão. Primeiramente o Sr. Joseph K. acreditou se tratar de uma brincadeira dos amigos do banco em que trabalhava, pois não acreditava e não entendia o que estava acontecendo.

Com o decorrer da história Sr. Joseph k. luta para que tudo fosse esclarecido, pois não sabia do que estava sendo acusado, quem o acusava e com embasamento em que lei. Logo foi também chamado para um interrogatório onde pensava que seria compreendido, porém se deparou com um inspetor arrogante e agressivo que o ameaçava e logo sua luta foi em vão ao tentar obter esclarecimentos sobre o processo que decorria contra ele, pois nem o inspetor, muito menos os guardas sabiam.

Logo o caso do Sr. Joseph K. se complica, parecendo tudo se tratar de uma conspiração do Governo o qual não teria escapatória. Em sua primeira Audiência Joseph K. percebe a oportunidade de declarar toda sua indignação contra o sistema judiciário que o acusava e de manter convicção perante sua inocência. Tudo o que ele diz parece coerente e logo houve um aplauso da assembleia que faz transparecer em um apoio ao seu discurso, porém logo Joseph identifica que todos os presentes na assembleia fazem parte do Governo, são todos funcionários.

Em sua trajetória na tentativa de compreender este processo ele contrata e conversa com advogados que não dão mera importância ao seu problema, estudantes, industriais, pintor, comerciante, sacerdote, sendo que todos estavam envolvidos com o governo, como se fosse realmente uma conspiração, não obtendo ele nunca nenhum resultado para seu caso. Ele se depara no decorrer do processo com acusadores e testemunhas que apresentam atitudes duvidosas. O livro do Juiz ao invés de leis ou outros tipos de conteúdo relacionado ao seu caso ele se depara com páginas de pornografia.

Ao fim da trama, Joseph K. ao perceber a gravidade do fato, chega ao ponto onde questiona onde está a justiça? Onde está o juiz? Desta forma desistindo de tudo pelo qual tentou lutar, ficando totalmente apático, literalmente a beira da loucura. Há interpretações no capitulo X que pode se entender que Joseph K. combinou para que dois senhores o tirassem a vida o qual é feito no final do livro, duas facadas em seu peito. Este é o triste fim do Sr. Joseph K.

2. Análise Crítica

Pode-se entender que o autor Franz Kafka ao escrever a obra “O processo” tem a intenção de criticar o sistema judiciário, desgaste do sistema, onde transparece um autoritarismo da Justiça que tem o poder de condenar qualquer indivíduo sem que este tenha a possibilidade de se defender. Quando se é feita a leitura desta obra pensamos em possibilidades, argumentos e questões que acreditamos que pudessem ser reveladas durante todo o enredo, porém as situações vividas pelo protagonista só se complicam e a obra sempre deixa muitas dúvidas, mistério a respeito do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com