O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Por: Alessa Alves • 19/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.644 Palavras (19 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 4
3 PLANEJAMENTO ANUAL 4
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC Erro! Indicador não definido.
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 4
6 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 4
7 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 4
8 PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR 4
9 ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA 4
10 PLANOS DE AULA 4
11 REGIMENTO ESCOLAR 4
12 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 4
13 PLANO DE AÇÃO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
REFERÊNCIAS 4
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade expor a experiência do Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental II, que devido a situação de saúde pública em que o mundo se encontra, não foi realizado em uma escola, pelo contrário, foi feito uma modelo adaptado, desenvolvido pela Univerdade Unopar, com propósito de avaliar os alunos.
O estágio supervisionado tem muita importância na formação docente, pois o mesmo interfere imprescindivelmente na prática pedagógica do professor.
Sendo assim,caracteriza-se como fundamental e de importância, pois possibilita o profissional uma grande aproximação com sua futura área de trabalho.
São as diversificadas situações de aprendizagem vivenciadas em sala que favorecem a construção de uma prática pedagógica dinâmica, diversificada e cultivada pela relação e reflexão entre professor e alunos, buscando ser atendidas as demandas da sociedade num processo construtor do saber.
Devido ao período pandêmico, o estágio nos anos de 2020/2021 passou a ter um novo modelo, sendo suspensas as atividades em campo. Como não foi possível realizar o estágio em campo e conhecer na prática, foram adotadas práticas adaptando-se o estágio para atender ao período pandêmico, onde foram ministradas aulas não presenciais.
.O docente não deve se privar de estudar, grande são os desafios que o profissional enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver prática pedagógica é indispensável para que haja maior mobilização na formação de professores, é necessário criar condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo.
O professor deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo as necessidades dos alunos, sendo atualizado atento as necessidades da atualidade. Existem diferentes métodos de ensino para o que pede o século xxl,não há um considerado mas correto, e sim metodologias que vão se adaptar melhor ao momento pelo qual passa a sociedade. Um educador deve se atualizar diariamente com conteúdos lúdicos, vídeo aulas e demais formas de aprendizagem para que possa passar seu conhecimento da melhor forma possível para seus alunos; pois o que se aprende em sala de aula deve-se levar para a vida e imprescindivelmente a educação é a base do ser humano.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A obra "Entre continuidades e rupturas: É nada mais nada menos que uma investigação sobre o ensino e da aprendizagem da História na mudança do 5 para o 6 ano do ensino fundamental, a obra retrata questões sobre desafios existentes no processo de mudança do 5 para o 6 ano. Tais problemas são existentes porque essa mudança é feita de uma maneira que geram uma pressão nos alunos.
A pressão causada nos alunos, mencionada se da pelo fato de o processo de mudança de série causar um sentimento de “término”, é como se ao aluno concluir a primeira fase dos seus estudos ele tenha encerrado esse ciclo para que seja iniciada uma nova jornada na sua vida educacional.
O problema é que essa pressão não deveria existir, pois o sistema de ensino deveria proporcionar aos alunos uma mudança de série sútil, possibilitando ao estudante uma mudança leve que não tenha impacto negativo na sua jornada escolar.
Esse impacto negativo é existente devido a falta de comunicação entre o municipio e o estado( sendo que a fase inicial da educação é de responsabilidade do município e a fase 2 fica sob a responsabilidade das instituições estaduais).
A meados, o município ficaram com todo seu foco em questões financeiras e etc, deixando de lado as questões educacionais do município.
Tal descaso acontece tem impacto diretamente no aluno, que terá uma evolução pedagógica lesada e consequentemente, no futuro vai ter dificuldades ao ingressar no sistema educacional do estado.
Sendo paralelo a tal situação demonstrada, temos o artigo “Memoria e História em livros didáticos de História: o PNL em perspectiva’’, que abrange sobre os campos da memoria e história nos livros didáticos distribuídos para os alunos.
Tal descaso mencionado acima implica diretamente no rendimento escolar dos alunos, onde sua evolução pedagógica será lesada e terá certamente dificuldade ao entrar sistema da educação estadual.
...