O RISCO - O QUE É
Por: Flávia Araújo • 27/4/2020 • Artigo • 843 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
INTRODUÇÃO
O grupo Blaine Kitchenware Icn. (BKI) foi fundado em 1927, uma empresa de médio porte, que produzia pequenos eletrodomésticos, principalmente para cozinhas residenciais. A empresa trazia ao mercado pequenos utensílios totalmente modernos para época, comparados aos antigos a base de carvão e óleo, e que eram promovidos como simples e fáceis de usar.
A Blaine era uma empresa familiar, consistentemente conhecida no mercado, e que detinha quase 10% da venda de eletrodoméstico dos EUA. Havia três segmentos no setor: produtos para preparo de comida, para cozinhar e preparo de bebida, porém a maior parte da sua receita vinha dos dois primeiros, a maioria dos produtos eram vendidos no varejo numa faixa de preço menor que os produtos das marcas mais conhecidas, e outra distribuída por uma rede de atacadista que forneciam hipermercados e lojas de departamentos.
O crescimento das vendas atingia seu ápice nos meses de outubro e novembro, devido ao aumento do estoque em antecipação das festas de final de ano, e o menor índice era maio e junho, coincidindo com dia das mães e festas de casamento, por conta das alterações nas vendas e reformas de imóveis residências. O ciclo de negócios da Blaine seguia o padrão econômico de uma forma geral, ou seja, as alterações nas vendas estavam interligadas com o avanço e desenvolvimento econômico do país, e em especial, do setor imobiliário.
Apesar do mercado está com condições positivas, no período entre 2003 e 2006, a organização registrou um aumento moderado de 2% das vendas no setor, devido a concorrência de produtos importados baratos e preços agressivos dos hipermercados, limitando assim a lucratividade da empresa.
Com intuito de aumentar sua competitividade no cenário de globalização econômica, a BKI expandiu seu negócio aos mercados externos, fazendo parcerias e estabelecendo relacionamento com diversos fabricantes de fora do país, transferindo gradualmente sua produção, como a maior parte das empresas do setor.
A empresa se beneficiou do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, buscando dentre os seus fornecedores o barateamento do processo produtivo, reduzindo assim, os custos de produção, com a mão de obra barata dos outros países.
Diante disso, a organização adotou a estratégia de inserir novos produtos com função “smart” e modelo mais elegantes, visando a classe alta da sociedade com intuito de concorrer com faixas de preços mais elevados, produtos importados e de fabricação própria dos distribuidores.
Apesar da lucratividade da empresa com a troca para linhas de produtos de pontas, sua margem tinha diminuído nos últimos três anos, por causa das recentes aquisições e custos com as integrações, e o retorno aos acionistas ficou abaixo da média comparados aos concorrentes.
Na verdade, todo o setor estava enfrentando uma pressão de produtos importados, e mudanças nas preferências de compras dos consumidores, e algumas empresas concorrentes estavam abaixando os preços para poder continuar gerando vendas, porém a Blaine não estava seguindo pelo mesmo caminho, e seus principais produtos estavam perdendo o espaço no mercado.
A BKI adotava uma postura na área financeira muito conservadora, embora fosse uma empresa de capital aberto, isso quer dizer, quando o capital é formado por ações e livremente negociados no mercado. A maioria de suas ações pertencia a descendentes dos fundadores da empresa, e que também estavam fortemente representados no Conselho administrativo. Solicitou empréstimos apenas duas vezes, ao longo de sua história, porém foram quitados o mais rápido possível, possuía um balanço patrimonial extremamente forte no setor, livre de dívidas e com muita liquidez.
...