O Thompson Ideologia
Por: Amanda Maia • 10/5/2023 • Resenha • 643 Palavras (3 Páginas) • 68 Visualizações
THOMPSON
De Tracy (sentido positivo) Sentido Fraco
Napoleão (sentido negativo) Sentido Forte
Marx (sentido forte) ampliação de Napoleão
Ideologia atua como a ciência das ideias. Possui aplicabilidade tanto em termos positivos ou negativos.
Entre os séc. XIX e XX, o conceito teve distorções e variações.
(De Tracy: dê trácí) - fonoaudiologia
Destutt de Tracy descreve a ideologia como uma análise sistemática das ideias e sensações. “Não podemos conhecer as coisas em si mesmas, mas apenas as ideias formadas pelas sensações que temos delas.”
- Há uma limitação no argumento, pois não reconhece que existem, de fato, ciências que podem se embasar e aprofundar suas ideias sem se fundar nas ideologias.
- A ideologia se embasa no iluminismo e nas ideias revolucionárias de uma mudança de mentalidade que a revolução francesa ofereceu.
Mesmo inspirado em Tracy, Napoleão critica as pretensões de ideologia, já que as entende como divergente das realidades do poder político.
- Napoleão: crítica a “metafísica” da aplicabilidade do conceito. É um empirismo abstrato, nunca pode ser sobreposto à experiência.
Marx embasa as ideias de Napoleão e concorda ao entender que, existe um mundo especulativo e deslocado da realidade das classes, portanto, com um recorte de concepção dado como algo inteiro, embora seja apenas uma parte.
Polemica / Epifenomênica / Latente
MARX E ENGELS: Ideologia é uma doutrina teórica e uma atividade que olha erroneamente as ideias como autônomas e eficazes e que não consegue compreender as condições reais e as características da vida sócio-histórica.
(ENGELS: ênguels) fonoaudiologia
- As ideias são desenvolvidas, estão sobre as práticas e não como formadoras das práticas. As ideias são o produto da sociedade pensante.
- Apoiam-se em Tracy para entender o protagonismo do iluminismo como o conceito que ampara a definição inicial de ideologia, mas que não o define, entendendo a ideologia em sua ideia abstrata ilusória.
- A palavra “socio-histórica” surge como um termo auxiliar ao de ideologia para compreender a formulação das ideias originárias do texto. Tanto para concordar, como para discordar, o termo se repete.
- “Assim como nossa opinião sobre uma pessoa não se baseia no que ela pensa dela mesma, [não poderíamos] julgar tal período de transformação pela sua própria consciência” * A ilusão biográfica do Bourdieu também fala disso
A ausência de consciência (alienação) é desconsiderada pela divisão do trabalho!! Mas eles não sabem disso na época, então há uma inocência de dominação.
“Enquanto houver uma sociedade de classes, haverá ideologia.”
EPIFENOMÊNICA: Fala das concepções de uma classe dominante, mas não abrange as questões de classe sociais.
EPIFENÔMENO significa um fenômeno que deriva algo extra corpóreo, algo capaz de afetar o fenômeno primário, mas que não é diretamente derivado dele.
...