O estado no século XVII
Por: leila52 • 13/6/2015 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Boa tarde a todos,
O conceito tradicional de “absolutismo” proposta pela historiografia recente, analise a noção de “monarquia compósita” indicada pelo historiador John Elliot e a idéia de “autoridade negociada” sugerida por Jack Greene, relacionando como as abordagens desses autores propõem outras formas de analisar o poder das monarquias no período moderno e a relação entre centro e periferias.
o absolutismo não foi realmente um regime de poder isolado e sim um regime de poderes compartilhados conforme conceitua JACK GREENE “autoridade negociada”. “Segundo Greene, havia um delicado equilíbrio entre os interesses das elites locais e os interesses do poder central. Quando este equilibrio foi rompido, o sistema entrou em colapso”. (ROMEIRO).E esta autoridade negociada proposta por Greene baseia-se na transferência de certos atributos monárquicos às elites locais diante da carência de recursos administrativos, econômicos e militares por parte do poder monárquico central. Estes atributos podiam caracterizar-se como: o estabelecimento da ordem, justiça, administração e ocupação em domínios coloniais. Desta forma, este tipo de autoridade desenvolvia-se através de negociações entre o poder real e as elites locais. Centralizando o poder nas mãos do primeiro e ao mesmo tempo, estendendo uma parcela deste poder ao segundo, em uma relação de reciprocidade.
Já JOHN H. ELLIOTT afirma que […] e as duas recomendações oferecidas por Maquiavel em seus conselhos sobre o tratamento a ser dado às repúblicas Conquistadas foram: (arruinar-lo ou então ir lá pessoalmente para habita-lo) o primeiro não era favorável e a segundo era impraticável . Sem obstante também propôs deixar os estados conquistado livres exigindo-lhes honras e tributos e estabelecendo um regime oligárquico, no qual os conservem como amigos”. Este método foi a consequencia lógica das Nações empregado no decorrer do século XVI para manter o império unido a Monarquia Espanhola.[…]. (ELLIOTT. p. 35).
...