OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Por: ROSIANENUNES • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Anhanguera- UNIDERP
Serviço Social
Disciplina: Movimentos Sociais
Tutor Presencial: Argemiro Coutinho
Equipe:
Maria Socorro Cavalcante Pinto – RA 382504
Rosineide Sales do Nascimento – RA 394043
Movimentos Sociais
Itapipoca-CE
Maio-2015
Anhanguera- UNIDERP
Disciplina: Movimentos Sociais
Movimentos Sociais
Itapipoca-CE
Maio-2015
Introdução
Ao longo do bimestre estudamos sobre os movimentos sociais e sua importância, e por meio desse trabalho temos o objetivo de aperfeiçoar nossos conhecimentos quanto ao tema.
Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo, Maria da Glória Gonh
Os movimentos sociais são ações coletivas realizadas por grupos organizados que têm como objetivo alcançar mudanças. E essa ideia parte da conscientização que essa camada tem com relação aos seus direitos. Quando algo começa ocorrer fora do que é previsto surge assim o desejo de mudar, lutar por algo melhor.
O livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo de Maria da Glória Gonh traz um mapeamento das formas de demandas e lutas de nossa sociedade, suas principais reinvindicações.
A autora afirma que houve um redesenho dos movimentos sociais no contexto sociopolítico, econômico e cultural da América Latina. No entanto o ponto central do livro é realizar um mapeamento e análise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressas em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns.
Segundo Gohn, ela descreve os movimentos sociais como ações coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas da população se constituir e propagar suas demandas, ou seja, é composto pelo povo que se põe em movimento para conquista de algo em comum, que esteja sendo necessário.
Breve contexto da Democracia
O termo Democracia deriva do grego antigo e é dividido em duas palavras: demos que é povo e kratos que é poder. A democracia é uma forma de governo em que todos os cidadãos de determinado país participam igualmente no desenvolvimento e na criação de leis. É
...