Observação e Projeto Unip
Por: N211213rafa • 1/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.092 Palavras (13 Páginas) • 1.480 Visualizações
UNIP INTERATIVA
LICENCIATURA EM HISTORIA
PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGOGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
NOME:
PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGOGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à universidade Paulista - UNIP INTERATIVA, Referente ao curso de graduação em Licenciatura de História como um dos Requisitos para a Avaliação na disciplina De cunho pratico Pratica de Ensino: Observação e Projeto.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................03 2. OBJETIVOS...................................................................................03 2.1 OBJETIVO GERAL.................................................................. 03 2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS.....................................................04 3. DESENVOLVIMENTO....................................................................04 3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.....................................................04 3.2 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS.................................05 3.2.1 Ambientes e Público-alvo.............................................05 3.2.2 Disciplinas, Conteúdos e conceitos envolvidos........05 3.2.3 Proposta de Ação e Estratégias Didáticas.................06 3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma............09 4. AVALIAÇÃO..................................................................................10 4.1 RESULTADOS ESPERADOS...............................................10 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................10 6.IMAGENS.........................................................................................11 REFERENCIAS....................................................................................13
3
1. INTRODUÇÃO
Neste presente século jovens e adolescentes se distanciam de eventos e feitos culturais, a explosão da internet e a facilidade de obter aparelhos eletrônicos tem contribuído para o desinteresse cultural desse grupo. Por hora esses jovens e adolescentes preferem suas residências e o isolamento doméstico, ao se deslocar para ambientes que ofereçam cultura. A falta de informação e opção também contribuem para o desinteresse.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) localizado no centro de Campinas interior de São Paulo abrange programação cultural pouco conhecida pelos munícipes. Localizado em um ponto estratégico da cidade, o prédio chama atenção pela arquitetura externa, poucos sabem o que passa adentro.
Evidenciando a carência cultural de jovens e adolescentes, e a proximidade de um ambiente a outro, propõe-se a elaboração de projeto para alunos da escola Francisco Glicério, estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental a 1ª série do ensino médio, a escola localiza-se a dois quarteirões do museu facilitando a locomoção dos alunos até o local.
O projeto apresenta aproveitamento pedagógico de um ambiente escolar com um não escolar, tendo em vista que disciplinas como: (Historia, Sociologia e Biologia) farão parte do contexto do projeto. Os estudantes também terão informações e contato com arquitetura, patrimônio histórico, fotografia, música e cinema.
Para o projeto optou-se pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), pois o local possui área ampla e arejada, conta também com refeitório, sanitários, bebedouros, guarda-volumes e enfermaria, visando o conforto e bem-estar dos alunos.
2.OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
4
Conscientizar os alunos da Escola Francisco Glicério quão importante é a cultura dentro e fora da sala de aula, relacionando um ambiente escolar com um não escolar – Museu da Imagem e Do Som (MIS), provando que é possível obter cultura em vários ambientes não necessariamente em escolares, História, Sociologia e Biologia são disciplinas que estão presentes no projeto. Pretende-se mostrar a importância de interação com o meio e a sociedade que se vive, deixando de lado a tecnologia priorizando o contato pessoal, evidenciando que cultura e conhecimento pode ser obtido além de ambientes educativos, despertar o interesse de visitas e pesquisas em centros culturais, alertar sobre o uso de preservativos pois a idade dos estudantes coincide com o início da vida sexual ativa entre 14 e 19 anos. Espera-se que jovens e adolescestes se tornem adultos conscientes, informados e bem-sucedidos em todos os aspectos.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a sociedade, a cultura e o ambiente inserido.
- Importância do contato e interação pessoal.
- Valor de História, Memoria e patrimônios históricos.
- Conscientizar sobre prevenção no início da vida sexual ativa.
- Alerta dos riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
- Desenvolver apreço por artes, exposições arquitetura e cinema.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
A escola é um espaço indicado para a discussão e aprendizado de temas atuais e urgentes, além disso, acolhe a realidade sociocultural de sua comunidade onde é possível identificar seus sonhos, anseios, conflitos, desejos e esperança,
5
incentivando, assim, ações,
...