PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dayse2210 • 12/5/2014 • 851 Palavras (4 Páginas) • 786 Visualizações
Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental
1. Em que período e de que maneira a experiência com planejamento foi aprofundada no Brasil?
As primeiras experiências de planejamento no Brasil tiveram inicio com o Plano Especial em 1939, não chegou a ser um plano propriamente dito e sim uma listagem de obras a se fazer. Começou a ser aprofundado no período militar (1964-1985) sendo implementado de forma centralizadora, autoritária e economicamente concentradora. Iniciando-se com Plano de Ação Econômica do Governo, elaborado por Castelo Branco e consolidando-se com o Programa Estratégico de desenvolvimento, executado por Costa e Silva. Os planos durante a era militar eram planos de desenvolvimento e infra-estrutura com objetivo de levar o país a se torna uma grande potência. Destacando-se também o Plano de Metas realizado no governo de Juscelino que foi o marco inicial de desenvolvimento industrial brasileiro; e o Plano Nacional de Desenvolvimento I, implantado no governo de Médici e o Plano Nacional de desenvolvimento II.
2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos, de oportunidade econômicos e políticos. Explique isso.
Apenas a visão econômica não basta para elevar o crescimento de um país, é necessária a formação de gestores públicos. É fundamental descrever a realidade, causas do problema, para depois criar um planejamento. Dessa forma muitos planos no Brasil falharam, por falta de capacidade administrativa.Enfim, estamos diante de um desafio de coordenação de ações e políticas, algo que, se for bem feito, merecerá a denominação de uma estratégia de desenvolvimento que o Brasil se faz merecedor.
3. Como pode ser definido o Estado Necessário?
4.Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário.
O Estado herdado corresponde as configurações política e econômica herdadas da era militar (1964-1985), de concentração de poder econômico e político que estabeleceu um tipo particular de relação Estado-Sociedade onde os menos favorecidos não tinham acesso e direito a nada.
O Estado necessário é o estado político e econômico desejado por todocidadão brasileiro que nasceu após a queda do regime militar com a redemocratização do país almejando melhor distribuição de renda e, consequentemente, melhor padrão de vida para os menos favorecidos. Porém, ainda estamos em fase de transição do Estado Herdado para o Estado Necessário decorrente de políticas públicas sociais iniciadas no governo de FHC, assim como , de mudanças políticas como a Lei da responsabilidade fiscal entre muitas outras que foram fortalecidas e ampliadas com o governo Lula contribuindo para o avanço econômico, político e social do país.
5.O administrador público deve priorizar a eficácia administrativa, políticas sociais, ou ambas/
A eficácia administrativa está relacionada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de alcance das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas.
As políticas sociais têm se apresentado uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.
Portanto, após a definição de ambas fica evidente que o administrador público deve priorizar as duas uma vez que para obter políticas sociais eficientes é imprescindível eficácia administrativa, porém, a dificuldade esta justamente na deficiência deinúmeros gestores públicos que não tem qualificação e, consequentemente, não
...