PORTFOLIO NA HISTÓRIA
Por: Estefanie Holanda • 19/3/2021 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
A alfabetização tem essencial papel no cotidiano dos indivíduos, pois, além de possibilitar a criança e ao adulto o desenvolvimento de atividades cotidianas, tem uma base estruturante para a aquisição de conhecimentos mais elaborados. A prática cotidiana tem a ver com o papel do indivíduo na sociedade, com a sua atuação em atividades que o caracterizam como agente transformador do meio social em que está inserido.
É necessário compreender que sem a escrita o seu acesso à sociedade letrada se complica mais. Desta forma, as práticas pedagógicas devem mediar o cotidiano e o não cotidiano na vida do indivíduo. Tais atividades correspondem a esferas de humanização mais significativas, que permitem ao indivíduo compreender outros patamares da sua existência e apropriar-se do conteúdo de filosofia, ciências e outras, para refletir e atuar sobre sua prática social.
Desta forma, acredita-se que os conceitos básicos, correspondentes a estas áreas de conhecimento trazem a possibilidade que o educando estabeleça outra forma de relacionamento com sua vida. A utilização de revistas com notícias políticas. Iniciar a leitura de uma da notícia com os alunos e pedir para que concluam a respeito do que a notícia pode representar em suas vidas e para as demais pessoas com as quais convive, a turma pode ser dividida em grupos, o educador inicia a leitura e depois pede aos alunos que façam a avaliação do conteúdo e utilizem sua imaginação.
O método traz a possibilidade de o aluno ter consciência de seus conhecimentos prévios, valorizando mais sua capacidade, e fazendo que ele se sinta mais confiante para prosseguir no processo de desenvolvimento e aquisição de símbolos e sistemas mais estruturados.
O professor nunca deve fazer pelo aluno, e sim dar a oportunidade de imaginar e ser curioso, ele apenas lhe dará os métodos e o suporte, criando situações simples, para que o aluno se perceba como um indivíduo capaz de aprender ainda mais
...