PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU
Por: Aline Martins • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 2.004 Visualizações
PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU
Tema: Barroco no Brasil
Turma: 8º ano
Duração: 03 aulas
Justificativa:
Promover a busca das identidades individuais e coletivas, constituindo-se em espaço de expressão e reconhecimento da diversidade brasileira por meio de resgate, preservação e disseminação da história. Atestando o reconhecimento e a importância do Barroco para a história da cultura brasileira. Os museus virtuais possibilitam o acesso à memória cultural, da qual os museus abrigam. Quebrando paradigmas para levar o conhecimento a todos os usuários.
Objetivos:
Preservar e divulgar a memória do Barroco no Brasil. O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
Atividades:
• Agendar a sala de computação da escola, para que possa ser usada em todas as aulas. Infelizmente nem todo aluno da rede pública tem acesso a computador com internet em casa, dessa forma todos os alunos participariam das aulas e do conteúdo proposto.
• Em sala de aula o professor deverá apresentar a temática e introdução do conteúdo a ser estudado a respeito do Barroco no Brasil.
• Na aula seguinte a professora já na sala de computação apresenta o site a ser observado: http://www.museuvirtualdeouropreto.com.br/index.html nele os alunos poderão fazer um tour pelas igrejas locais, conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, conhecer também as cidades coloniais de Minas Gerais e a arte e os ofícios deste estado. Os alunos deverão fazer anotações do que acharem de mais importante.
Fontes:
Museu virtual de Ouro Preto
Acervo de fotos, de pinturas e esculturas encontrados no interior das igrejas, esculturas feitas na sua maioria por artistas até hoje desconhecidos. Além de encontrar a história de cada uma destas igrejas.
Avaliação:
Depois do tour pelo site propõe-se que os alunos se dividem em grupos de 04 alunos, e apresentem um trabalho em sala de aula expondo o que mais lhe chamaram atenção no site e sobre a importância da preservação da memória do Barroco brasileiro. Deveram também montar um relatório que deverá ser entregue ao professor responsável. Os alunos deverão expor imagens e também apresentar os principais representantes do Barroco mineiro.
Referências:
http://www.museuvirtualdeouropreto.com.br/index.html
...