TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paraná Brasil

Artigo: Paraná Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R: Os portugueses desejavam participar do comércio por isso começaram procurar uma nova rota marítima e terrestre, dessa forma, a Europa recebia e comercializava produtos de grande valor vindo do Oriente.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R: Foi de encantamento com a figura do índio, como mostra na carta de Pero Vaz de Caminha. ‘’A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência (...). Neste dia vimos mais de perto e mais a nossa vontade, por andarmos quase misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, (...) os beiços furados, (...) rapados até por cima das orelhas (...). Seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos e não pode ser mais.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

R: A primeira expedição oficial enviada a América Portuguesa para explorar a costa brasileira, observou a existência de grande quantidade de pau-brasil. O qual era importado pelo Oriente e usado largamente na Europa para a tintura de tecidos e para o uso da fabricação de móveis.

A exploração só foi possível porque os nativos por meio do escambo, derrubavam as árvores, limpavam, arrumavam em toras e embarcavam nas naus e recebiam em troca machados, instrumentos de metal, objetos pequenos como colares e tecidos que os encantavam.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R: No Brasil houve muitas revoltas por grandes conquistas, entre elas a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, as duas no ano de 1789, sendo a primeira trata-se do termo denominado pela infidelidade à autoridade e a segunda a luta contra o governo.

A Inconfidência Mineira tinha como objetivo a independência do Brasil inteiro e seus lutadores eram a elite e seu alvo a Coroa Portuguesa, os organizadores se reuniam em segredo na casa do militar Francisco de Paula Freire de Andrade os quais não queriam libertar os escravos e continuar com a exploração dos ricos sobre os pobres e escravos.

A Conjuração Baiana foi contra a elite, originária do povo que queriam proclamar a república, libertar e acabar com a escravidão, também a favor da independência do Brasil, os lutadores foram os alfaiates, ferreiros, etc. conhecidos como a Revolta dos Alfaiates.

A semelhança entre essas duas revoltas foi a Independência do Brasil, já a diferença era a libertação dos escravos.

5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

R: Primeiro Reinado (1822-1831)

Foram muitas as dificuldades para consolidar a independência e manter a unidade do país. O primeiro ato político importante foi a convocação da assembleia Constituinte eleita no inicio de 1823, seu fracasso foi devido a uma forte divergência entre deputados brasileiros e soberanos que exigia um poder pessoal superior.

D. Pedro I foi obrigado a abandonar o trono em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara que tinha apenas 5 (cinco) anos de idade a qual não poderia governar, com isso adotou-se o sistema de regências para administrar temporariamente o Brasil.

Segundo Reinado (1840-1889)

Período em que D. Pedro II governou o Brasil, em 1840 antecipa-se a maioridade do imperador e termina em 15 de novembro de 1889, quando é deposto pelos militares na Proclamação da República.

O governo central é reforçado com o Poder Moderador do Soberano que dá ao monarca a palavra final em casos de conflitos e com a restauração do Conselho de Estado extinto no período regencial.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Que relação pode ser estabelecida entre as grandes navegações e a expansão do capitalismo?

R: Com o desenvolvimento das cidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com