TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Histórico Escolar: o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação da Paulistinha

Por:   •  26/3/2023  •  Artigo  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIAS E ORALIDADES

Rev.Pemo – Revista do PEMO

[pic 2][pic 3]

Patrimônio Histórico Escolar: o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação da Paulistinha

Peterson Mendes Paulinoi

Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

1

Dilma Antunes Silvaii

Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

[pic 4][pic 5][pic 6]

Resumo

Esse artigo tem como objetivo uma análise do acervo que irá compor o futuro Centro de Memória, Pesquisa e Documentação do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo. Partindo da análise geral dos arquivos tanto digitais como físicos alocados na instituição, a pesquisa mostrou a diversidade de documentos, e uma primeira impressão do acervo institucional da Paulistinha, a partir de sua história conhecida, e suas transformações ao longo das últimas décadas que mudaram o cotidiano e as práticas educacionais da instituição. A pesquisa evidencia a importância da idealização e estabelecimento de centros de memória escolar, contribuindo para se pensar na história das instituições, como no processo de formação desses espaços como resguardo da história, da memória e identidade institucional.

Palavras-chave:        Centro        de        Memória        e        Pesquisa.        Patrimônio        Escolar.

Creche/Escola Universitária.

School Historic Heritage: o Center for Memory, Research and

Documentation of Paulistinha

Abstract

This article aims to analyze the collection that will make up the future Center for Memory, Research and Documentation of the Child Education Center - Paulistinha School of Education of the Federal University of São Paulo. Starting from the general analysis of both digital and physical archives allocated in the institution, the research showed the diversity of documents, and a first impression of the institutional collection of Paulistinha, from its known history, and its transformations over the last decades that changed the daily life and educational practices of the institution. The research highlights the importance of the idealization and establishment of school memory centers, contributing to thinking about the history of institutions, as well as the process of formation of these spaces as a safeguard of history, memory and institutional identity.

Keywords: Memory and Research Center. School Heritage. Nursery/University School.

[pic 7]

Rev.Pemo, Fortaleza, v. 4, e49129, 2022

DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9129

https://revistas.uece.br/index.php/revpemo

ISSN: 2675-519X

[pic 8]

[pic 9]PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIAS E ORALIDADES

Rev.Pemo – Revista do PEMO

[pic 10]

1  Introdução

No ano de 2021, o Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) completou 50 anos de existência. Para comemorar esse grande marco, diversas ações de extensão foram realizadas com o intuito

  1. de resgatar e preservar a memória e identidade dessa creche/escola universitária, bem como a construção de um acervo e um Centro de Memória, Documentação e Pesquisa na instituição. A ideia de construção deste espaço surgiu da necessidade de organizar, na própria escola, um local para a guarda e exposição de materiais didático-pedagógicos e de oportunizar pesquisas futuras por professores, pesquisadores e demais membros da comunidade acerca da memória escolar e da história do NEI - Paulistinha. Por outro lado, seria este um espaço para revistar a própria história, reunir elementos e fortalecer experiências que ao longo do tempo foram secundarizadas e ou apagadas da narrativa tida como oficial sobre a origem e especificidades dessa instituição escolar.

Nesse ponto, Oliveira (2020), ao falar sobre a história e a formação da Comunidade Infantil que décadas depois passaria a se chamar NEI - Paulistinha, mostra parte do processo de desenvolvimento dessa instituição, como uma forma de resistência, forjada no contexto de lutas e reivindicações por melhores condições de trabalho e atendimento a demandas de mulheres-mães trabalhadoras, que necessitavam de um local seguro e próximo para o atendimento seus filhos; e de incessante busca pela garantia do direito à educação.

A autora também apresenta as características, singularidades, algumas concepções e contradições inerentes a história multifacetada dessa instituição, tendo como recorte temporal o período de 1971 a 1996. Oliveira (2020) aponta a aquisição do novo prédio, no início da década de 1990, como um importante marco da institucional, correspondente à fase de "escolarização da Paulistinha" (OLIVEIRA, 2020), movimento este entendido como uma maior profissionalização pedagógica do atendimento. Data desse período as primeiras contratações de recreacionistas e profissionais com formação

[pic 11][pic 12]

Rev.Pemo, Fortaleza, v. 4, e49129, 2022

DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9129

https://revistas.uece.br/index.php/revpemo

ISSN: 2675-519X

[pic 13]

[pic 14]PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIAS E ORALIDADES

Rev.Pemo – Revista do PEMO

[pic 15]

em magistério, assim como os primeiros indícios de práticas educativas, mais descoladas de uma visão de maternagem e ou higienista.

Assim, pensa-se em trazer a discussão do que tem sido feito para se pensar em preservar o patrimônio e a memória escolar. Alguns exemplos de resguardar e ações de preservação da história e memória escolar no Brasil são ilustrativos para compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (784.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com