Pedagogia Dos Jesuitas
Artigo: Pedagogia Dos Jesuitas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beteramos11 • 14/9/2014 • 1.810 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
O QUE É ANTROPOLOGIA:
Antropologia é uma ciência que se dedica ao
estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento de grandes filósofos, destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia.
No entanto, foi somente com o Movimento Iluminista no século XVIII que a Antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações para a raça humana. Neste período, o relato de viajantes, missionários e comerciantes sobre os hábitos dos nativos das novas terras descobertas e os debates sobre a condição humana, foram muito importantes para o desenvolvimento dos estudos antropológicos.
Estudar o ser humano e a diversidade cultural, envolve a integração de diversas disciplinas que procuram refletir sobre as dimensões biológicas, sociais e culturais, sendo as principais áreas:
- Antropologia Física ou Biológica – estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem
- Antropologia Social: analisa o comportamento do homem em sociedade, a
organização social e política, as relações sociais e instituições sociais
- Antropologia Cultural – investiga as culturas no tempo e espaço, envolvendo os costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua.
A Antropologia Cultural subdivide-se em outras especialidades como: Etnografia, Etnologia, Arqueologia e Linguística.
FINALIDADE DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia. como ciência do biológico e do cultural, tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras.
Hoebel e Frost afirmam que a "antropologia fixa como objetivo o estudo da humanidade como um todo..." e nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada. É um objeto extremamente amplo, visando o homem como expressão global - biopsicultural -, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas, participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.
A Antropologia como Ciência
A curiosidade de conhecer os outros homens e povos que habitam a face da terra foi o motor propulsor da Antropologia. Estudar não apenas "os outros" (alteridade), mas todos os seres humanos, passou a ser o desafio da Antropologia.
Entre as muitas ciências que têm por objeto o ser humano, a antropologia, "ciência do homem" (segundo a etimologia é o estuda do ponto de vista das características biológicas e culturais dos diversos grupos em que se distribui o gênero humano), pesquisa com especial interesse exatamente as diferenças.
O nascimento da antropologia como ciência ocorreu a partir dos grandes descobrimentos realizados por navegadores e viajantes europeus. A curiosidade de conhecer povos exóticos, de saber como viviam e pensavam homens de culturas tão distantes da européia, de descobrir que aspecto físico e que costumes tinham, levou à classificação e ao estudo dos dados recolhidos, por exploradores, comerciantes e missionários chegados àquelas terras longínquas.
Os primeiros antropólogos tinham como característica comum a distância do objeto de seu estudo, o qual consistia sempre em homens pertencentes a culturas distintas da européia e dela geograficamente afastadas. Eram os chamados Antropólogos de Gabinete.
Com freqüência, os antropólogos do século XIX relacionavam as características biológicas dos povos com suas formas culturais. Mais tarde, estabeleceu-se que os traços biológicos e os culturais tinham menos ligação entre si do que se acreditara. Isso levou a uma primeira subdivisão das ciências antropológicas em antropologia física e antropologia cultural, esta última comumente assimilada ao conceito de etnologia.
Desde a segunda metade do século XIX a antropologia cultural começou a ser considerada uma ciência humana, com as limitações próprias dessa categoria científica.
Relações com outras ciências: A arqueologia, necessária para conhecer o passado das sociedades, pode esclarecer em grande escala seu presente. A antropologia é útil à arqueologia, na medida em que estuda ao vivo sociedades muitas vezes semelhantes a outras já desaparecidas, sobre as quais pode lançar abundante luz.
Também a lingüística é de grande importância para a antropologia, não só porque o conhecimento do idioma se faz necessário ao antropólogo nas pesquisas de campo, mas também porque muitos conceitos elaborados pelos lingüistas são fundamentais para a análise de determinados aspectos das sociedades.
A sociologia, por sua vez, pode até certo ponto ser considerada uma "irmã gêmea" da antropologia. Em princípio, o que distingue as duas ciências é o objeto de seu interesse: enquanto o sociólogo se dedica ao estudo das sociedades modernas, o antropólogo comumente pesquisa as sociedades primitivas, embora o estudo das sociedades coloniais e de seu rápido processo de aculturação e modernização social tenha desenvolvido um campo intermediário no qual fica difícil estabelecer os limites entre o trabalho sociológico e o trabalho antropológico. Nesse terreno intermediário surgiu a chamada antropologia social.
O desenvolvimento da psicologia permitiu à antropologia cultural utilizar novas bases para o estudo da relação entre o indivíduo e a sociedade em que vive, da formação da personalidade e de outros aspectos que interessam igualmente às duas ciências.
HISTÓRIA DA CIÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
Antropologia como Ciência
A curiosidade de conhecer os outros homens e povos que habitam a face da terra foi o motor propulsor da Antropologia. Estudar não apenas "os outros" (alteridade), mas todos os seres humanos, passou a ser o desafio da Antropologia.
Entre as muitas ciências que têm por objeto o ser humano, a antropologia, "ciência do homem" (segundo a etimologia é o estuda do ponto de vista das características biológicas e culturais dos diversos grupos em que se distribui o gênero
...