Pluralidade Cultural No Brasil
Trabalho Universitário: Pluralidade Cultural No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paiolsandro • 19/3/2015 • 510 Palavras (3 Páginas) • 1.961 Visualizações
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Historia
Bimestre: 2º bimestre
Leia a Resolução no. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, no endereço:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article
Compare a leitura anterior com o pequeno texto a seguir:
O mundo
Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos
céus.
Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana.
E disse que somos um mar de fogueirinhas.
– O mundo é isso – revelou. – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas
fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.
In GALENO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008
Elaborem um texto que destaque a diversidade expressa no documento e no texto lidos acima. Pensem na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.
De acordo com a resolução Nº 04 de 13 de julho de 2010 “define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, na vivência e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir a democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e a extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.” O Brasil é um país caracterizado pela pluralidade cultural e étnica, negros, mulatos, brancos, pardos, amarelos entre outros tornam esse país único e belo.
Tal diversidade significa também um grande desafio: “como garantir o acesso e a igualdade de oportunidades na educação básica sem ferir os princípios e preceitos de tão diferentes culturas?” A educação básica é a garantia da igualdade de oportunidades a todos os cidadãos brasileiros, independentemente de cor, credo ou classe social. O aprender a ler, escrever e interpretar significa possibilitar aos indivíduos a capacidade de interpretar, criticar e se posicionar perante uma determinada realidade social-política-econômica. Mas esse não é o único desafio.
Uma educação inclusiva
...