TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polis de Esparta

Por:   •  15/5/2016  •  Dissertação  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

A polis de Esparta

 Esparta situava-se na região da Lacônia, na península do Peloponeso em um terreno fértil que era uma exceção no conjunto geográfico grego.

Com a conquista da Messenia Esparta foi dividida em lotes formado por

Espartanos: principal grupo social e elite militar, composto pelos descendentes dos conquistadores dórios; detentores do poder econômico concentravam também o poder politico e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e  utilizando a força militar para manter seus privilégios;

Periecos: habilidades da periferia da polis, eram pequenos proprietários que se dedicavam as atividades rejeitadas pelos espartanos, como o artesanato e o comercio em pequena escala;

Hilotas: servos que eram propriedades da cidade-Estado: descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios; sem direitos políticos, seu trabalho era explorado pelos espartanos.

A Polis de Atenas

Atenas, situada na região da Ática, sul da Grécia, tinha no porto de Pireu um centro irradiador para sua expansão.

A expansão pelo Mediterrâneo provocou profundas alterações na estrutura econômica e social ateniense. Atenas praticada um vasto comercio com outras cidades-Estados, buscando nelas excedentes agrícolas (em especial trigo), metais e madeira, vendendo-lhes produtos já beneficiados (vinho, azeite e peças de artesanato).

Drácon – organizou e tornou publico um registro escrito das leis, que ate então se baseavam na tradição oral e eram conhecidas apenas pelos eupátridas; apesar de significar um avanço, os privilégios dos eupátridas continuaram inalterados e a insatisfação social, crescente.

Sólon – eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por esse motivo; dividiu a sociedade de forma censitária, ou seja, de acordo com a renda de cada individuo, possibilitando a ascensão dos demiurgos.

As reformas propostas por Sólon desagradaram a elite eupátrida, intensificando as lutas sociais e inaugurando um período de agitação politica que atingiu seu ponto máximo com o advento de sucessivas tiranias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com