Ponta Da Praia Santos
Trabalho Escolar: Ponta Da Praia Santos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessapaz1 • 26/9/2014 • 434 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Com a Imigração Japonesa no Brasil, várias famílias radicaram-se em Santos.
A população nipo brasileira entrou em declive por causa de uma Intervenção Militar em1942 por um anúncio oficial da participação do Brasil na II Guerra Mundial ao lado dos aliados em 8 de julho de 1943, destruíndo todo o sistema organizacional da Sociedade Japonesa, obrigando os japoneses e seus descendentes a deixarem Santos num prazo de 24 horas.
Porém, as atividades culturais renasceram com a fundação de clubes e associações, através dos descendentes da segunda geração, os nisseis, contando com inestimável apoio dos imigrantes remanescentes.
Surgindo assim agremiações nipobrasileiras como o Estrela de Ouro Futebol Clube, em 1952.
A Ponta da Praia vem crescendo em ritmo acelerado. Possui grandes empreendimentos mobiliários, alto número de escolas, restaurantes, piers, além de abrigar alguns dos mais famosos clubes e pontos turísticos da cidade, como o Aquário e o Museu de Pesca de Santos.
Por se tratar de um bairro localizado próximo ao canal do Estuário de Santos, o bairro tem forte influencia da região portuária, principal fator de crescimento econômico até os dias atuais.
A história do Museu de Pesca começa no século 18, quando o local foi estrategicamente escolhido para a instalação de um forte que cruzasse fogo com a Fortaleza da Barra, do outro lado do canal, afim de atuar na defesa de Santos e São Vicente.O Forte Augusto, como foi chamado, pertencia ao Ministério da Marinha. No início, não passava de uma muralha de pedra armada com algumas peças de artilharia, e que foi totalmente destruído em 1894, com a Revolta da Armada. Somente em 1905 a Marinha termina de derrubar suas ruínas e lá constrói um prédio, inaugurado em 1908, para instalar a Escola de Aprendizes Marinheiros. Em 1931, a Marinha cede o prédio à Escola de Pesca, com o objetivo de profissionalizar a pesca na região.
A intensa atividade portuária gera empregos e promove o crescimento da cidade. O porto está em constante expansão.
O terminal de cruzeiros também é um dos responsáveis por essa expansão.
Apesar de estarem ligados por suas funções, possuem apenas interesse turístico.
O Museu de Pesca possui um centro de pesquisas marítimas que é pouco explorada pela população, tornando o local obsoleto.
A Ponta da Praia possui uma vista privilegiada da orla santista, abrigando piers que atraem o público para apreciar a saída de cruzeiros na alta temporada.
O grande fluxo de pessoas se dá pela travessia da balsa de carro e pedestres.
O grande “boom” imobiliário integra cada vez mais esse bairro a cidade.
O Porto continua sendo o principal fator de crescimento não só para a Ponta da Praia mas para toda a região da Baixada Santista.
...