TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto politico pedagogico

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        

2 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

O presente texto consiste em refletir e analisar o Projeto Político Pedagógico. Tem como foco principal defini-lo e conceituá-lo, alem de buscar conhecimentos pertinentes as suas finalidades, elaborações e competências, abrangendo seus elaboradores, executores e sua legalidade educacional, primiciando o Projeto Político Pedagógico como norteador das ações escolares, em um processo conjunto de reflexão e implicação da comunidade escolar. Expondo que há diversas concepções e compreensões do que vem a ser um Projeto Político

Pedagógico.Podemos pensar o PPP como o facilitador e sustentador de uma prática que venha a possibilitar que o haja possibilidade de educar, no sentido de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo em torno do cotidiano.


  1. -  PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A lei 9.394/96 no inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico (PPP).

É a definição da identidade da escola e o indicador dos caminhos para ensinar com qualidade. O PPP é um conjunto de aspirações, de objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar, este documento, este projeto reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, considerando a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade.

O conhecido PPP necessita apresentar uma série de itens em sua elaboração, sendo eles:

  • Plano de ação
  • Diretrizes pedagógicas
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Missão e Clientela
  • Relacionamento com: escola, famílias e comunidade
  • Recursos

Estes itens indicam a direção a seguir para todos os que compõem a escola em si como: gestores e professores, funcionários de apoio, alunos, famílias e comunidade de entorno. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Ele se consiste em uma ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão.

Com isso define se que o PPP constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados, além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar.

Para se realizar a elaboração de um PPP faz se necessário considerar a legislação vigente e orientada, sobretudo, pelo Parecer CEE 405/2004, e a escola, deve ser representado pelos diferentes segmentos que a constitui inclusive sua comunidade, diagnosticando a realidade administrativo-pedagógica, social, estrutural e educacional e, a partir dos dados resultantes do diagnóstico, traça objetivos, propor metas, planejar ações para que, ao longo de um período letivo, alcance sucesso na aprendizagem do aluno. Este é um processo fundamental o êxito da escola.

"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os interesses reais em uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente com a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com