TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Comparativo Das Rebeliões

Trabalho Escolar: Quadro Comparativo Das Rebeliões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

Quadro comparativo entre as rebeliões: Cabanagem, Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada, Guerra dos Farrapos e Praieira.

Rebelião

Período

Região

O que motivou

Revolta dos Malês

(1835)

Província da Bahia

A insatisfação com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

Cabanagem

(1835-1840)

Província do Grão-Pará

Embora por causas diferentes, os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

Guerra dos Farrapos

(1835-1845)

Província do Rio Grande do Sul

Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias, revolta com osaltos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época, os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.

Sabinada

(1837-1838)

Província da Bahia

Motivada pela insatisfação de militares e camadas médias e ricas da população com o governo regencial. O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para combater a Guerra dos Farrapos, que ocorria no sul do país

Balaiada

(1838-1841)

Província do Maranhão

Motivadas pelas condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região. Nesta época, a economia agrária do Maranhão atravessava um período de grande crise. A principal riqueza produzida na província, o algodão, sofria forte concorrência no mercado internacional e, com isso, o produto perdeu preço e compradores no exterior. Portanto, a miséria, a fome, a escravidão e os maus tratos constituíram os principais fatores de descontentamento popular que motivou a mobilização dessas camadas sociais para a luta contra as injustiças sociais, dando início a Balaiada.

Praieira

(1844-1848)

Província

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com