Redemocratização E Tendencias Do Jornalismo No Brasil
Casos: Redemocratização E Tendencias Do Jornalismo No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridcaroline • 17/6/2014 • 318 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
Os “anos de chumbo” período de opressão e censura,alta inflação, instabilidade politica e insatisfação social o período ditatorial unificou o desejo de mudança e lançou ideologias democráticas.
Após a ascensão do militarismo e os primeiros votos diretos presidencial, o país viveu um período de forte comunicação e disputas partidárias, com isso, o Jornalismo teve grande papel social, os jornais impressos adotaram uma forte campanha popular relatando posições politicas e as insatisfações sociais, recebendo destaque o jornal Folha de São Paulo que teve grande crescimento que objetivou “fazer um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno”.
Neste período, a imprensa começou a socializar as informações e era um meio fortíssimo de informação referente ao governo, após o AI5- lei que afetou meios de comunicação por restringir a liberdade de expressão princialmente de oposição ao governo, após á sua suspensão, o Jornalismo adotou um carácter social com o intuito de relatar e investigar a verdade. Um exemplo disso; foi no governo do Fernando Henrique Cardoso com a criação do Plano do Real que tinha o intuito de controlar a instabilidade econômica, esse projeto proporcionou grandes mudanças na vida dos cidadãos, os jornais impressos e canais televisivos explicou os detalhes do plano e como ele iria afetar a vida das pessoas, traduziu termos e relatou as mudanças no pagamento de aluguéis, crediários, salários e impostos.
Os jornais Gazeta Mercantil de São Paulo e o Jornal do Commercio do Rio de Janeiro tornam-se veículos prestigiados, mais tarde os Grupos Folha e O Globo formam uma aliança para lançar o jornal Valor Econômico.
Essa repaginação do jornalismo unificou diversos jornais impressos e o setor televisivo que objetivando o crescimento adquiriu status de mercadoria e propagou a aproximação com o leitor, apesar das mudanças, manteve as características principais do jornalismo, ou seja, a busca da notícia, o caráter de atualidade e, também, implantou a tentativa da neutralidade e a visão do jornalismo como um espelho da realidade.
...