Relatório de estagio supervisionado Ensino fundamental II
Por: Regiane Andrade • 19/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 910 Visualizações
Campus Virtual Cruzeiro do Sul
Relatório de estagio supervisionado
Ensino fundamental II
Curso: Licenciatura História EAD
Instituição: – Cruzeiro do Sul
Nome:
RGM:
5º Semestre
São Paulo 2018
Caracterização da Unidade Escolar
Nome da escola: Escola de Estadual Ruy de Mello Junqueira
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos 150 – São Paulo/ SP
Rede de Ensino: Escola Estadual – diretoria de ensino leste 03
Diretor: Rosangela Simões dos santos
Séries observadas: 8º e 9º anos
Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar
A escola que realizei o estágio é uma escola de educação de ensino fundamental II e médio bem organizada, e agradável, tem biblioteca onde também funciona a sala de vídeo quando é preciso usar. Tem quadra de esportes, todas as salas têm ventiladores, um pátio junto com o refeitório dos alunos, a limpeza da escola também é bem organizada. Há uma sala da direção, sala de coordenação onde também atua a mediação. A escola tem o térreo e mais dois andares onde todos andares tem banheiros masculinos e femininos.
Introdução
Este relatório tem o objetivo de documentar o processo de estágio supervisionado realizado individualmente por todos os alunos do curso de
História (modalidade EAD) da faculdade Cruzeiro do Sul. A minha experiência no decorrer do período, na qual vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria com as aulas online e os materiais didaticos. Apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.
A metodologia utilizada consistiu na observação da escola em todos os seus aspectos. Seja a estrutura física, a comunidade escolar ou aulas ministradas pelos professores.
O Estágio é um momento de fundamental importância no meio no processo de formação profissional, no qual, o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. O presente relatório de observação foi realizado especificamente na disciplina de História do Ensino Fundamental II e tem como objetivo relatar a vivência e a prática de ensino-aprendizagem docente. Foi analisado, como o professor faz o planejamento de suas aulas, suas atividades e avaliações. Analisado também, questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos.
Ainda que a formação adquirida na Universidade seja de suma importância, ela não é suficiente para preparar o formando pra o exercício da profissão. Então, se faz necessária a inserção do aluno na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência. (PIMENTA, 1995).
A observação de que maneira os professores conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelos adolescentes. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com os professores, e dos alunos entre si. Como o ambiente no cotidiano escolar.
Durante o estágio pude relacionar o conhecer acadêmico com a prática em sala de aula, acelerando a formação profissional, possibilitando perceber as dificuldades e assim buscar aperfeiçoamentos para que possa me tornar um profissional capacitado. A prática não é tão fácil, como às vezes nos aparentam ser nos momentos teóricos que são vivenciados na sala de aula na qualidade de acadêmico. Neste período em que tive que estagiar para cumprir a minha carga horária de 200 horas, deparei-me com situações que me fizeram lembrar de exemplos apresentados teoricamente, então recorri as anotações e livros que muito contribuíram para desenvolver as regências das aulas, que foram espelhadas nas aulas que professores especialistas e mestres, com muita dedicação nos transmitiram, desde o processo de elaboração do Projeto de Estágio ao Planejamento que temos que ter em mãos, na função de infalível instrumento que norteara estas poucas aulas das milhares que estão por vir. No decorrer do processo de estágio supervisionado utilizei diversas metodologias de trabalho, pois tive que me adequar à realidade da escola, exigindo assim metodologia diferente. E é isso que faz do professor um educador, é ele o responsável por orientar essas crianças para a vida, preparando-as para viver em sociedade, que cada vez mais exige muito das pessoas e quem não estiver preparado, dela será excluído. Por isso o professor deve estar capacitado assumindo a sua área, tornando-se assim um profissional preparado para melhor atender os alunos.
...