RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL II
Por: Maria Leonarda C. Menezes • 18/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.578 Palavras (11 Páginas) • 3.748 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PATRÍCIA B RA:
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL II
Tutor:
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS.
2017
Aluna: Patrícia B.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL II
Relatório de Estágio Curricular apresentado à disciplina Estágio Curricular Ensino Fundamental II, como requisito para aprovação na disciplina.
Tutor (a) Ead:.
BELO HORIZONTE
2017
SUMÁRIO:
Ficha de identificação do aluno
Introdução
Atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado – Ensino Fundamental II
1 - Observação e interação na escola
2 - Entrevista com o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem na escola
3 - Plano de aula
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome do Estagiário: Patrícia Bernardes Pereira
R.A.:
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º
Ano: 2017
Início do estágio: 24/04/2017
Término do estágio: 09/05/2017
Instituição concedente do estágio:
INTRODUÇÃO
O estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental II é uma oportunidade de aprendizagem profissional e social, por meio da participação em situações reais de trabalho pedagógico em suas múltiplas manifestações. O estagio possibilita o conhecimento da realidade, podendo o estagiário experimentar a realidade observada, aprendendo sobre o que esta sendo visto e o modo como as ações são realizadas. Esse conhecimento torna se imprescindível para que o futuro profissional tenha condições de pensar e praticar a atuar de modo mais reflexivo no seu trabalho.
O presente trabalho apresenta um projeto de intervenção baseada na temática “A formação do povo brasileiro”, relatando assim a miscigenação (mistura de povos) e na herança de suas culturas, direcionado aos alunos do 3º ano/9, a fim de que os mesmos conheçam a diversidade da cultura popular. Descreve a itinerante vivencia e a prática pedagógica a partir de historias, vídeos, músicas e rodas de conversas, pois assim é possível construir valores que carregamos a rotina do aluno e o trabalho da professora e a experiência vivida.
A observação e a intervenção permitiram que houvesse uma analise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o estagio.
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de estágio.
O trabalho de conclusão do estágio curricular supervisionado em Ensino Fundamental II, aqui apresentado foi realizado na Escola Municipal Professora Luiza Maria de Souza. Em uma turma do 4º ano/ 9°, com 22 alunos na faixa etária de oito anos de idade, no município de Ribeirão das Neves/MG, cuja carga horária, totalizou 50 horas, sobre orientação da professora, em concordância com a organização curricular do curso.
Durante este período adquiri experiências e convencimentos que são fundamentais para minha formação como professora, pude participar ativamente com os alunos e uma equipe de professores comprometidos com a educação de nossos alunos.
DESENVOLVIMENTO
Atividades desenvolvidas no estágio supervisionado – Ensino Fundamental
1 – Observação e interação na escola
Realizei o estágio curricular supervisionado do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professora Luiza Maria de Souza, localizada à Rua Padre Eustáquio, nº 142, bairro São José – Distrito de Justinópolis – Ribeirão das Neves – MG oferece a modalidade de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, com funcionamento manha, tarde e noite, possui prédio próprio, divididos em dois prédios, interligados por corredores e das alas em anexo, incluindo quadra e estacionamento. Possui um total de quatorze salas de aula, sala dos professores, secretaria, biblioteca, sala de vídeo, sala de reforço escolar, refeitório com cantina, banheiros para os alunos e para os professores.
A escola tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, como a coordenação motora, expressão corporal, linguagens e acesso aos bens culturais. De essa forma garantir a execução da proposta pedagógica; valorizar as relações interpessoais, cumprir a grade curricular, dias letivo e horas. Promover o preparo, para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O estágio curricular supervisionado do Ensino Fundamental II, é grande importância para o estudante, através dele é foi realizar observações onde se pode complementar a vida profissional e acadêmica, todo aprendizado durante o estágio é aproveitado, pois o estudante faz associações com o estudado em sala e aprende a rotina da escola, durante o estágio o estudante conhece a realidade da vida profissional na qual escolheu e tem o contato direto.
A observação pode ser vivenciada a partir da concepção da criança, para os professores elas são vistas como um ser social em desenvolvimento, capaz de expressar sentimentos e opiniões sobre fatos e as coisas que a cercam.
Na sala de aula as crianças são estimuladas a se expressar a todo o tempo, nas conversas, nas realizações das atividades.
Essa atitude permite que o relacionamento, professor / aluno promova um ambiente de aprendizado constante, despertando interesse e participação ativa nas atividades propostas. A professora desenvolve procedimentos em que os conteúdos trabalhados sejam de forma interdisciplinar, contextualizada com a realidade, sócio – cultural da turma, apreciando a cultura local, são realizadas atividades em que essa aprendizagem seja significativa para o aluno. Alguns alunos usam o livro didático, o caderno é de uso constante e freqüente e as atividades xerocadas.
...