Relação EUA X Israel
Ensaios: Relação EUA X Israel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oswaldoalves • 8/6/2014 • 1.891 Palavras (8 Páginas) • 428 Visualizações
Índice:
Resumo 3
Introdução 4
Objetos de Ánalise 5
Hipótese 6
Justificativa de escolha de tema 7
Argumentação 8
Biblíografia 11
Resumo
Essa relação se inicia antes mesmo da formação do Estado de Israel. Na verdade começa a partir do movimento sionista, movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e á existência de um Estado judaico, iniciado no século XIX , mas que só ganhou força após o holocausto no qual os EUA apoiaram os judeus na criação desse Estado que hoje é Israel. Desde então essa relação só foi estreitando com o apoio norte americano tanto político quanto econômico. Em troca, os Estados Unidos recebem indiretamente auxílio financeiro dos lobbys Israelistas, formados por grandes empresários americanos que praticam a religião judaica.
A partir do governo Barack Obama, as relações entre os 2 países ficaram menos calorosas, ponto que foi bastante criticado tanto por diversos órgãos americanos ,inclusive os próprios lobbys.
Introdução
As relações entre os dois Estados existe desde a formação do estado israelense, esta na qual o Estados Unidos teve forte influência, sendo o primeiro Estado a reconhecer a soberania dos Israelenses. Israel obteve assistência privilegiada dos Estados Unidos tanto militarmente quanto econômicamente. Porém a ajuda do estado de Israel vem indiretamente, como por exemplo, grupos pró-Israelitas que fazem doações para campanhas presidenciais e servindo como um ponto estratégico de influência Americana no Oriente Médio.
The relations between the two states have taken place since the formation of the state of Israel, in which the United States played a key role. Israel received privileged assistance from the United States not only military, but also economically. The assistance given by the jewish state, takes place more indirectly, by sponsoring presidential elections through pro-Israel organizations and providing a strategic point of influence in the Middle East.
Objeto de análise
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Os Estado Unidos da América é uma república federalista e atualmente é a maior potência do mundo com um PIB de US$ 15,087 trilhões graças a sua forte economia que possui diversos pontos altos como por exemplo na área da agricultura que é considerada a mais desenvolvida do mundo. O subsolo norte-americano também abriga grandes riquezas de minério. No quesito indústria os EUA também não decepcionam contando com um parque industrial bastante diversificado, não só manufaturação de produtos de base como também em tecnologia de ponta. O país possui saída tanto para o Oceano Atlântico quanto para o Oceano Pacífico, o que facilita diversas rotas de comercio. O Estado americano possui a terceira maior população do mundo além de ser um Estado secular, ou seja, garante livre exercício da religião e proíbe a criação de um governo religioso. Os Estados Unidos participam de diversos órgãos internacionais como a ONU, tendo direito a uma das 5 cadeiras permanentes do conselho de segurança e consequentemente a poder de veto em reuniões desse conselho.Além da ONU os Estados Unidos ainda participam do FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio), G-8, OEA (Organização dos Estados Americanos), Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
ISRAEL
O Estado de Israel é uma república parlamentar localizada no Oriente Médio. O país faz fronteira com o Líbano ao norte, a Síria ao nordeste, a Jordânia e a Cisjordania a leste, com o Egito e a Faixa de Gaza ao sudoeste, e com o Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, ao sul. O Estado surgiu a partir do movimento Sionista iniciado a partir de uma resolucão da ONU de 1947. Dentro das fronteiras israelenses está localizada a cidade de Jerusalém, cidade mais importante para as três maiores religiões monoteístas do mundo, Judaismo, Islamismo e Cristianismo. O Estado de Israel desde a época do protetorado britânico da década de 1920(iniciado com o Tratado secreto Sykes-Picot) vem criando problemas de convivência com os árabes da região. Israel possui um PIB de US$ 219,4 bilhões.Isso se deve a generosa distribuição de recursos para o setor de ciencias e tecnologia que chega a 40 % da verba israelense. Neste ramo, não somente em uma área, mas em várias, sendo três delas as principais: industrial, agrotecnológica e médica. Os órgãos internacionais que Israel participa são o Banco Mundial, FMI, ONU e OMC.
Hipótese
Na relação Israel-Estados Unidos quem se beneficia mais é o Estado Israelense.
Justificativa da escolha do tema
Tendo em vista a longa e complexa relação entre os Estados Unidos da América e Israel, é importante que sejamos capazes de compreender como tais relações interferem num plano ainda maior, o mundial. Num mundo onde tudo está interligado, as relações entre Estados não seria diferente e a relação entre a maior potência mundial e seu grande parceiro no Oriente Médio com certeza é um ponto fundamental a ser observado quando se busca a compreensão do mundo em que estamos inseridos.
Argumentação
OSWALDO- Como se sabe, os Estados Unidos possui
...