Resenha - A Conquista da América - Tzvetan Todorov
Por: _alics • 30/10/2017 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 1.818 Visualizações
TODOROV, Tzvetan (1983). A Conquista da América. A Questão do Outro. “A descoberta da América”. São Paulo, Ed. Martins Fontes.
No início do capítulo “A descoberta da América”, o autor Tzvetan Todorov faz uma análise entre os “outros” e o “eu” com o objetivo de mostrar diferenças e semelhanças que existem entre pessoas e grupos sociais. Essa análise é de fundamental importância pois vai prevalecer na obra para entender a relação entre o europeu e o índio.
Um dos motivos expostos pelo autor para a escolha do tema é de que:
(..)a descoberta da América, ou melhor, a dos americanos, é sem dúvida o encontro mais surpreendente de nossa história. Na “descoberta” dos outros continentes e dos outros homens não existe, realmente, este sentimento radical de estranheza. (TODOROV, 1983, pp 7)
A partir desse trecho percebe-se que Todorov supões que já havia uma ideia de que habitavam naquele local e de que também não poderia haver um estranhamento total por parte do europeu. Além disso, a análise de Todorov tem como pressuposto a questão da alteridade, ou seja, é a relação social e a diferença entre esses indivíduos. A existência de barreiras ideológicas e linguísticas impede uma melhor interpretação do que os indígenas querem repassar para Colombo, e visse versa.
O autor utiliza um conjunto de documentos produzidos por diversos agentes da época, como de exploradores e missionários, para promover seu discurso. Ele se utiliza dessa documentação para construir um trabalho linguístico, ou seja, analisa as formas discursivas para entender a percepção do indígena e os interesses do europeu. Um exemplo disso é analise do discurso de Colombo quando em suas cartas ele revela os motivos de fazer a expedição. Em um primeiro momento, ele expõe que seus interesses são meramente lucrativos, em busca do ouro tão desejado por exploradores e a coroa, no entanto a partir da leitura de outras cartas percebe-se que o intuito dele é de encontrar outras terras para disseminar o catolicismo, assim ele se apropriava de um discurso chamativo do ouro para manter e estimular os viajantes que o acompanhavam.
Portanto, o objetivo de Tzvetan Todorov é de analisar esse discurso proveniente dessa documentação, no entanto, a falta de criticidade nas fontes, além de que não existe uma forma básica de explicar como propõe, não totaliza a sua obra.
...