Resenha Batalha Sonora: O rádio E A Segunda Guerra
Trabalho Escolar: Resenha Batalha Sonora: O rádio E A Segunda Guerra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bdefine • 25/9/2014 • 908 Palavras (4 Páginas) • 687 Visualizações
Cida Golin jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e João Batista de Abreu também jornalista graduado pela Universidade Federal Fluminense copilaram no livro: “Batalha Sonora: o rádio e a Segunda Guerra Mundial” textos escritos por doutores, pesquisadores e professores sobre as táticas e a importância do uso da mídia radiofônica no período da Segunda Guerra Mundial.
O primeiro capítulo a ser resenhado recebe o nome de: “Brazilian Section – As transmissões da BBC durante a Segunda Guerra Mundial”, curiosamente também é o capítulo que inicia os textos que permeiam este livro. Foi escrito por Irineu Guerrini Jr Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor do curso de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Nele, o autor começa o capítulo com uma introdução e o divide em cinco tópicos: “BBC e a Segunda Guerra Mundial”, “A BBC em português, diariamente”, “A BBC e a FEB”, “Antônio Callado e suas memórias de “Aldenham House” e “In the national interest”.
“BBC e a Segunda Guerra Mundial” evidencia a imparcialidade com que os assuntos sobre a Guerra eram tratados, por exemplo, se um navio britânico era afundado, a notícia ia ao ar apenas uma vez, para que não existisse a possibilidade de ouvintes que acompanhassem mais de um noticiário pensassem que o ocorrido havia acontecido mais de uma vez.
Em “A BBC em português, diariamente” o autor relata como foi feita a implantação da BBC no Brasil e como ela foi recebida pelos meios de comunicação brasileiros. O jornal “A gazeta” não mostrava grande entusiasmo com a emissora, afinal não via nenhum louvor nas transmissões britânicas isso se dá pela simpatia que o jornal nutria pelos regimes totalitários presentes na Europa Ocidental. Já o jornal “O Estado de São Paulo” mostrava pleno entusiasmo com a recém-chegada BBC ao dedicar uma matéria a ela em seu periódico mostrando detalhes da vinda da nova emissora para o Brasil.
O tópico intitulado “A BBC e a FEB” conta as dificuldades que a emissora britânica encontrou ao enviar um correspondente a Itália para acompanhar a FEB (Força Expedicionária Brasileira), dentre os percalços podemos destacar: a distância entre a Itália e os transmissores Brasileiros, a qualidade de transmissão e a censura sofrida, já que as reportagens deveriam passar pela triagem dos militares.
O quarto item “Antônio Callado e suas memórias de “Aldenham House” menciona a história do Jornalista Antônio Callado, que com suas experiências ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial graças a BBC escreve o livro “Memórias de Aldenham House” que embora seja uma obra de ficção contém muitos dados verídicos e autobibliográficos.
Na quinta e última parte do capítulo “In the national interest”, o escritor expõe que muito da credibilidade conquistada pela BBC no Brasil e no mundo se deu pela posição da produção em suas coberturas, já que mantinha certa imparcialidade em eventos importantes como: A Segunda Guerra Mundial, crise de Suez e a Guerra das Malvinas.
O texto é muito bem escrito e usa da sua objetividade para tornar a leitura algo fácil e rápido. A passagem de um tópico para outro não é demorada, tornando a análise da obra mais dinâmica. Para exemplificar aquilo que é exposto Irineu Guerrini Jr apresenta trechos de documentos da época além de mesclar com suas
...