Resenha Sobre o Sebastianismo
Por: Carlos Silva • 11/7/2023 • Resenha • 319 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
resenha crítica
Pedro Braga, tendo escrito alguns livros entre eles, encontra-se a obra:o touro encantado da ilha de lençóis,sebastianismo no Maranhão,que serviu como base para a elaboração desse estudo.
Como ponto de partida, o autor comenta que a partir da representação dos moradores da ilha, trata-se de uma ideia utópica.Antes do autor iniciar sua pesquisa sobre a ilha e a relação com o sebastianismo, ele faz uma sondagem pelo lugar buscando documentos orais entre os habitantes do local.Dona Nina ,moradora, descreve que lençóis e a única ilha que possui um rei,outra relata que o mesmo dom sebastião aparece em forma de ‘entidade’,alguns dizem ter visto e ouvido-o,uma ilha rica em cultura e religiosidade.
Em outra parte do capítulo, Pedro mostra dados referente a localização geográfica da ilha,dados populacionais,meios de produção de renda, entre outros.faz comparação com textos bíblicos e outras referências históricas. ‘em todo o caso,a construção ritual do espaço sagrado é uma necessidade do homem religioso, faz parte da concepção tradicional do mundo’. diz o mesmo.
Ele fala que a imagem do touro ou boi é muito comum na cultura brasileira , sendo narrado de diversos modos,após Braga faz uma comparação da figura animalesca do touro entre diferentes autores (hagel,john keats.)e mitologias gregas.
Diante da análise do capítulo torna-se evidente que o autor tenta de diversa maneira manter o pé no chão, sempre se baseando em dados da antiguidade que chegam o mais próximo da verdade.
A Leitura da obra se apresenta de forma complexa tendo diversas citações,entretanto o mesmo serve de base para conhecimento mútuo entre a cultura maranhense e a história de dom Sebastião.
Essa obra é indicada para todos que desejam conhecer ou se aperfeiçoar sobre a temática das lendas e suas influências na sociedade.
...