Resumo Crítico apresentado a Disciplina Metodologia do Ensino de História a Universidade Vale do Acaraú – UVA, polo Jardim de Piranhas – RN da disciplina Ensino de História
Por: EmmanuelBorges • 16/4/2019 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 375 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR - IBRAPES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGORGIA LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
EMMANUEL RODRIGO BORGES
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
Resumo Crítico apresentado a Disciplina Metodologia do Ensino de História a Universidade Vale do Acaraú – UVA, polo Jardim de Piranhas – RN da disciplina Ensino de História para obtenção de nota sob orientação da Professora Brena da Silva Dantas.
JARDIM DE PIRANHAS – RN
2019
RESUMO CRÍTICO DO TEXTO: LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O Ensino de História e a Utilização de Diferentes Linguagens em Sala de Aula.
Autoras: Crislane Barbosa Azevedo e
Aline Cristina Silva Lima.
O texto fala que ler e compreender o mundo na educação básica: ensino história e uso de diferentes línguas no sumário na sala de aula é dedicado à reflexão sobre a incorporação de diferentes línguas para o ensino da história.
O que se defende é promoção do pensar, questionar, refletir, comparar versões, ler diferentes possibilidades de interpretação acerca dos eventos humanos. Trabalhar pesquisa na educação básica em História é desenvolver no aluno um olhar investigativo. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o trabalho escolar desenvolvido com o auxílio de diferentes fontes e linguagens é propício para ser desenvolvido em todos os anos da educação básica. Os PCNs citam, por exemplo: músicas, gravuras, mapas, gráficos, pinturas, esculturas, filmes, fotografias, festas, etc. As fontes escritas passam a ser variadas – textos literários, poéticos e jornalísticos, anúncios, diários, entre outros.
Para utilização dessas metodologias é preciso definir claramente as intenções didáticas a serem atingidas e considerar a especificidade da temática histórica estudada. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. No entanto, toma o campo sobre novas línguas e fontes trazidas para a sala de aula para o ensino da história não vem à custa de perda de especificidade e solidez que deve marcar o conhecimento histórico.
A inovação é necessária, a fim de possibilitar condições para que a escola acompanhe as mudanças que ocorrem na sociedade em que está inserida, porém os conteúdos não podem ser esquecidos pelas inovações do ensino.
Acreditamos que a escola, como uma instituição social, precisa se apropriar de tais linguagens como instrumentos que possibilitem a melhoria das práticas pedagógicas.
Diante do exposto, podemos afirmar
...